Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
123

Pesquisa

A presença expressiva de alunos na instituição fortalece ano-a-ano a importância da diversificação das linhas de pesquisa, principalmente para a pós-graduação. Desde a criação do CAISM, a ampliação das pesquisas científicas exigiu inúmeras adequações na infra-estrutura, sobretudo em equipamentos e laboratórios de pesquisa, que atende anualmente pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Até hoje, centenas de pesquisas entre teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de projetos multicêntricos de cooperação e de iniciação científica foram realizados no CAISM. A realização dessas pesquisas exige cada vez mais condições infra-estruturais e apoio de órgãos de fomento, sendo que muitas são desenvolvidas através de convênios firmados com empresas, empresas públicas e instituições internacionais como a OMS, UNICEF e OPAS.

Atualmente estão em vigor uma centena de projetos de pesquisa nas áreas de anestesiologia, neonatologia, tocoginecologia, ciências da saúde, biologia molecular, ciências humanas, do comportamento, ética, estudos em saúde pública e populacionais que são consolidados com a participação em congressos nacionais e internacionais, inclusive com a publicação de artigos em revistas indexadas e premiações. Esses aspectos revelam, mais uma vez, o excelente desempenho do tripé contemplando assistência, ensino e pesquisa preconizados pela Universidade. 

Assim, o CAISM no campo da saúde da mulher e do recém nascido, já contabiliza muitos avanços importantes na capacitação de profissionais com investigações científicas. Unir inovação, o futuro da medicina com as necessidades do dia-a-dia, é o que a comunidade acadêmica do CAISM vem buscando para poder enfrentar neste século novos desafios e descobertas para melhorar a vida humana.

Sugerimos os seguintes links para sua leitura:

Cemicamp

O Cemicamp – Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1977, em Campinas, Estado de São Paulo. Desde o início de suas atividades, o Cemicamp tem desenvolvido pesquisas nas áreas de saúde e direitos sexuais e reprodutivos com recursos próprios recebidos de instituições nacionais e internacionais. Atua em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), colaborando ativamente nas atividades de assistência, ensino e pesquisa do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade e com o CAISM.