Caism participa da 5ª Jornada de Segurança do Paciente da Região Metropolitana de Campinas

 

Nos dias 20 e 21 de agosto, terça e quarta-feira, aconteceu no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp a 5ª Jornada de Segurança do Paciente da Região Metropolitana de Campinas.

Com o tema “Impacto da Liderança e Desenvolvimento das Equipes na Segurança do Paciente”, o evento foi coorganizado por representantes de todas as unidades da área da saúde da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, além de diversos hospitais da Região Metropolitana de Campinas.

A qualificada Comissão Organizadora contou com a participação da médica neonatologista Dra. Roseli Calil e da enfermeira Dra. Kátia Melissa Padilha, respectivamente presidente e vice-presidente do Núcleo de Segurança do Paciente no Caism.

Assistido por quase 400 profissionais da saúde, o evento contou com palestras e mesas redondas sobre temas como o papel das equipes multiprofissionais na promoção da segurança do paciente, o impacto da liderança no desenvolvimento das equipes e a contribuição da inteligência artificial para a segurança hospitalar.

Duas das apresentações foram conduzidas por representantes do Caism.

Na tarde da quarta-feira, a enfermeira Viviane Gurgeira de Campos, supervisora da unidade de oncologia, discorreu sobre o conceito de equidade e relatou uma experiência de simulação da perspectiva do paciente pelos profissionais que os atendem em uma Unidade de Terapia Intensiva.

Na sequência, o bioeticista Denis Barbosa Cacique discutiu o conceito de banalidade do mal no contexto da atenção à saúde, tendo como referência a história do Hospital Colônia de Barbacena, bem como relatos de profissionais da saúde sobre episódios de crueldade presenciados no ambiente hospitalar.

A Jornada foi encerrada pelo presidente do evento e superintendente do Hospital de Clínicas - HC UNICAMP, Prof. Dr. Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, que se disse convicto de que “(...)cada um sai daqui transformado, com algo maior e uma certeza, a de que cuidar da vida é promover a assistência segura ao paciente e aos colegas de trabalho”.

 

Facebook do Caism: https://www.facebook.com/hospitaldamulherdaunicamp/

 

Texto: Denis Barbosa Cacique
Fotos: Neder Piagentini do Prado
Edição de Imagens: Claudinei dos Santos
Acesse: https://www.facebook.com/hospitaldamulherdaunicamp/

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.