“Cobrem do governo mais recursos”: deputado Rafael Zimbaldi admoesta colegas a trabalharem em favor do financiamento do Caism e da Unicamp como um todo

Em um hospital universitário de médio ou de grande porte, não são desprezíveis os custos da manutenção da estrutura e do qualificado quadro de recursos humanos que a faz funcionar. O Caism - Hospital da Mulher J. A. Pinotti não foge a essa regra. Para manter em quantidade e em qualidade os 90 mil atendimentos que realiza anualmente – e para os quais oferta quimioterapias, radioterapias, cirurgias complexas, partos de alto risco e internações em unidades de terapia intensiva – não basta contar com o parco financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), estagnado há mais de uma década.

Nesse quadro, mais do que nunca, instituições como o Caism têm se tornado dependentes do financiamento extra orçamentário para preservar os serviços prestados à população. Financiamento que se obtém, sobretudo, mediante emendas parlamentares. Mas conquistá-las é um desafio. Com maior ou menor felicidade, centenas de outras instituições concorrem pelos recursos econômicos gerenciados por deputados, quer no nível estadual, quer no federal. De sua parte, no que concerne o convencimento dos representantes públicos quanto à importância do Hospital, o Caism tem muito que celebrar. Ao longo dos últimos anos, parlamentares de todo o estado de São Paulo e, não raro, de outras regiões do país, intercederam pela Instituição junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria da Saúde. Mais recentemente, a nova legislatura estadual reservou ao Caism a emergência de novos aliados. Dentre eles, Rafa Zimbaldi.

Acolhendo semanalmente as demandas mais prementes do Hospital, como a superlotação da UTI Neonatal e o financiamento do Laboratório de Citopatologia, o ex-vereador campineiro e, agora, deputado estadual tem realizado visitas frequentes ao Caism desde que assumiu o mandato. Recentemente, indicou uma emenda de R$ 150.000,00 para custear a Instituição. Além disso, tem promovido a aproximação do Hospital com o executivo estadual, como na ocasião em que viabilizou uma audiência com o secretário de estado da saúde, Dr. José Henrique Germann Ferreira, ocorrida em 3 de junho. No mesmo mês, no dia 26, o deputado manifestou-se publicamente em favor do Caism e da Unicamp em reunião realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a ALESP, da qual participaram diversos parlamentares e o Reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel.

Uma semana depois, o deputado escreveu ao portal eletrônico da ALESP e ao jornal Correio Popular. Reiterou que o Caism e os demais hospitais da Universidade atendem não apenas o município de Campinas, mas sim pacientes de todo o estado de São Paulo e de outras regiões do país. Cumpre, portanto, que os demais parlamentares “cobrem do governador mais recursos. É isso que a sociedade espera”, diz o deputado. E é disso que o Caism precisa.

Sensível à imprescindibilidade do Hospital como serviço de saúde pública e como centro formador de dezenas de milhares de profissionais da saúde, a Unicamp - Universidade Estadual de Campinas tem envidado todos os esforços necessários para o financiamento do Caism desde a sua criação. Cerca de 80% do orçamento do Hospital provém da universidade que o criou, não do SUS. Só assim é que, ao longo de mais de três décadas, tem sido possível ofertar nível tão elevado de assistência à saúde das cinco milhões de pessoas que residem na região geográfica para a qual o Caism é referência. Região que compreende 42 municípios e que, frise-se, é assistida pela Universidade Estadual de Campinas quando há necessidade de tratamento para os problemas de saúde mais graves, complexos e onerosos. Hoje, porém, nem mesmo tão vigorosa retaguarda tem sido capaz de suportar o sobrepeso da crise econômica que assola o país desde meados de 2014. Em tal cenário, se não pudessem contar com os recursos advindos de emendas parlamentares, hospitais como o Caism já teriam fechado as portas à população.

Facebook do Caism: https://www.facebook.com/hospitaldamulherdaunicamp/

Texto: Denis Barbosa Cacique