Semana Brasileira de Enfermagem no Caism

A Semana Brasileira de Enfermagem são dias dedicados às ações de capacitação e valorização profissional e das equipes de enfermagem em todo o país. No Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Pinotti” recebemos convidados para dialogar com as equipes acerca de temas atuais e importantes para o dia a dia profissional da Enfermagem.

No dia 09 de maio recebemos a Ana Vicente, account manager da Editora Elsevier para uma conversa sobre as novas formas de educação em saúde e o uso de plataformas digitais. Ana nos contou que os profissionais de saúde têm cerca de 10 dúvidas por dia e que recorrem com frequência à Wikipedia® para solucioná-las. Entretanto, 9 entre 10 buscas nessa base contém erros. A especialista discutiu sobre a disponibilidade de conhecimento de alta qualidade nas plataformas digitais de ensino, como a Clinical Key ®, que está integralmente disponível para utilização nos terminais da Unicamp ou remotamente via VPN para usuários @unicamp.

No dia 10 de maio, os temas foram os conflitos no trabalho da enfermagem e a comunicação não-violenta nas equipes trabalhadoras da saúde. No período da manhã, a Prof. Dra. Daniele Sacardo, da FCM/Unicamp trouxe excelente embasamento para conversarmos acerca da complexidade das relações humanas na vida pessoal e no trabalho, considerando a forma de trabalho na saúde, as estruturas institucionais e o contexto sociocultural da atualidade. A professora convocou todos a fazerem uma reflexão sobre a nossa dificuldade de escuta, e por consequência de empatia em diversos aspectos de nossa vida.

Já no período da tarde, a conversa foi com o pedagogo Fabiano Berlini, que contribui com as bases da comunicação não-violenta e trouxe reflexões importantíssimas acerca da auto-responsabilidade.

A Divisão de Enfermagem do Caism/Unicamp seguiu participando das Semana de Enfermagem da Unicamp, que aconteceu no dia 15 de maio na FCM, do evento promovido pelo Coren-SP no dia 16 de maio e estará presente na IV Caminhada da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, que ocorrerá no dia 19 de maio às 8hs na Lagoa do Taquaral.

Ainda, como parte dos eventos promovidos no mês da Enfermagem, a Diven oferecerá sessões de quick massage nos três períodos de trabalho entre os dias 20 e 24 de maio.

A Enfermagem é a maior força de trabalho na saúde e sua semana é ideal para cuidar e homenagear seus trabalhadores!

Texto: Marcela Zanatta
Fotos: Neder Piagentini do Prado
Edição de Imagens: Claudinei dos Santos
Para mais fotos, acesse: https://www.facebook.com/hospitaldamulherdaunicamp/

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.