Laboratório de Citopatologia do Caism celebra 50 anos

Na última quinta-feira, 25 de abril, foi celebrado o aniversário de 50 anos do Laboratório de Citopatologia do Caism. Realizado no anfiteatro do Bloco A, o evento contou com a presença de dezenas de pessoas, incluindo servidores da ativa e aposentados, autoridades e representantes de instituições parceiras.

Cerimoniado pela supervisora Fabiana Vianna de Oliveira Casellato, a celebração teve início com a composição da mesa de autoridades, integrada pelos professores Luiz Carlos Zeferino (FCM), Luís Otávio Zanatta Sarian (Caism), José Antônio Rocha Gontijo (Reitoria), Cármino Antônio de Souza (Secretaria Municipal de Saúde), Júlio Cesar Teixeira (Oncologia/Caism) e Rafa Zimbaldi, Deputado Estadual.

Em um discurso marcado pela nostalgia, Dr. Zeferino discorreu sobre a evolução cronológica do Laboratório, cuja criação, ocorrida na década de 1960, antecedeu em quase 20 anos a inauguração do próprio Caism.

A importância do Prof. Pinotti como idealizador do Laboratório e defensor das unidades que hoje integram a Área da Saúde da Unicamp foi ressaltada pelo superintendente Luís Otávio, mas também pelos professores Gontijo e Cármino de Souza, que vivenciaram o processo de instalação da Faculdade de Ciências Médicas no campus da Unicamp – até a década de 1980, a Faculdade funcionava no prédio da Santa Casa de Misericórdia de Campinas.

Rafa Zilmbaldi parabenizou a comunidade da Unicamp pelo aniversário do longevo Laboratório, mas avaliou que festa ainda maior deve ser feita pelas dezenas de milhares de mulheres da Região Metropolitana de Campinas que identificaram e trataram o câncer do colo do útero graças ao Laboratório.

Após a fala das autoridades, teve início a sessão de homenagem aos servidores que, mesmo aposentados, continuam sendo lembrados como símbolos de dedicação e competência para a consolidação do serviço como uma das mais importantes e bem-sucedidas políticas públicas de rastreamento do câncer do colo do útero.

Dentre os homenageados, estiveram presentes Bernadete Lima de Sá, Elisa Maria Cunha de Castro, Luiz Carlos Borges da Silva, o professor aposentado Abimael Martins Costa, Arcy Martins e o próprio professor Zeferino.

Cada um deles teve a oportunidade de compartilhar suas memórias sobre o Laboratório, relatos acolhidos com afeto e admiração pelas dezenas de pessoas presentes no evento.

Na sequência, os homenageados juntaram-se às autoridades da mesa para descerrar a placa em comemoração aos 50 anos da Citopatologia do Caism, que em breve será fixada nas instalações do próprio Laboratório.

Encerrando as atividades, o professor Julio Cesar Teixeira, que responde pela Divisão de Oncologia do Caism, apresentou uma breve análise sobre os diferentes métodos de prevenção e rastreamento do câncer do colo do útero existentes no Brasil e no mundo. Citou exemplos bem-sucedidos de implantação da vacina contra o vírus do HPV, e relatou que o Laboratório de Citopatologia tem buscado se integrar às tecnologias de maior vanguarda nessa área.

O Caism parabeniza e agradece às dezenas de servidores que fizeram e fazem parte dessa história vida.

Texto: Denis Barbosa Cacique
Fotos: Neder Piagentini do Prado
Edição de Imagens: Claudinei dos Santos
Para mais fotos, acesse: https://www.facebook.com/hospitaldamulherdaunicamp/

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.