Suely Pinotti doa parte do seu acervo à Unicamp

Não foram unicamente os elementos arquitetônicos, as ramificações, as folhas e as cores vibrantes, das obras inéditas da artista plástica Suely Pinotti, que atraíram a atenção do público que compareceu ao Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp na manhã dessa quarta-feira (15), para a exposição da artista. Um grande número de pessoas esteve no local para celebrar a autora das obras, que foi uma das fundadoras do Instituto de Artes (IA) da Unicamp e esposa do mastologista José Aristodemo Pinotti (já falecido), reitor desta Universidade no período de 1982-1986.

Presentes no evento, o reitor da Unicamp Marcelo Knobel e os pró-reitores Fernando Hashimoto (da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Proec) e Eliana Amaral (da Pró-Reitoria de Graduação - PRG) passaram pela exposição a fim de abraçar a artista, que tem seu nome intimamente ligado à história da Unicamp e do Hospital da Mulher - Caism, criado por Pinotti e um grupo de docentes em 1986. Também marcaram presença a artista plástica Fúlvia Gonçalves, o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Luiz Carlos Zeferino, o superintendente do Caism Luís Sarian, a diretora associada do Caism Julia Yoriko Shinzato, o presidente do Centro de Pesquisas Materno-Infantis de Campinas (Cemicamp) Luis Bahamondes, além de professores, alunos, funcionários e convidados.

Suely Pinotti aproveitou para doar três telas do seu acervo mais recente, produzidas nos dois últimos anos, para o Caism, o Cemicamp e a Reitoria. “As doações são uma homenagem a todos os que apoiaram o projeto de trabalho do Pinotti, que teve uma importante atuação também na área cultural e nas artes. Vivemos mais de 50 anos juntos e acabamos um influenciando o outro, sobretudo na vida universitária: ele médico e eu artista plástica. Caminhamos juntos e sempre dividimos nossos sonhos e objetivos”, revela.

Saiba mais no portal de notícias da Unicamp: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/08/16/suely-pinotti-doa-parte-do-seu-acervo-unicamp