Psicólogas e Neonatologistas promovem acolhimento de mães de recém-nascidos internados no Caism

O grupo de pais da Unidade de Neonatologia surge como uma proposta de intervenção e acolhimento aos pais que estão com seus filhos recém-nascidos internados na unidade, devido a alguma patologia, prematuridade ou alguma necessidade apresentada após o nascimento. Este é um período de crise e de grandes alterações na estrutura familiar, pois toda a rotina de vida pré-estabelecida até então, acaba sendo alterada. O dia a dia é preenchido por vindas constantes ao hospital, conversas difíceis com os médicos, cansaço, preocupação com a saúde, recuperação e sobrevivência do pequeno bebê, além é claro, da vida profissional e familiar, como, por exemplo, o cuidado a outros filhos e da casa. Assim, esses pais seguem sentindo-se isolados, inseguros, angustiados, ansiosos e com medo do futuro.

Foi pensando nestas questões que o Grupo de Pais foi desenvolvido, com o objetivo de facilitar o processo de comunicação e construção de vínculo entre os pais e equipe. Este pode auxiliar os mesmos no esclarecimento de suas dúvidas, orientações sobre a unidade, compartilhamento de vivências e sentimentos que podem tirá-los do isolamento emocional e ajudá-los no desenvolvimento de novas formas de enfrentamento e fortalecimento. Vários temas são abordados e o grupo é conduzido através da fala, das questões e demandas trazidas pelos pais naquele momento.

O grupo é aberto a todos os pais e acontece semanalmente durante as 5ª feiras às 14:00h em uma sala dentro da UTI Neonatal, tendo como facilitadores uma médica - Drª Jussara de Lima e Souza, uma psicóloga - Andreza Viviane Rubio e a participação de uma Aprimoranda de Psicologia – Jaqueline Carolina do Prado Alves.

Foi identificado, no desenrolar dos encontros, a necessidade de estimular e desenvolver uma maior capacidade de autocuidado desses pais e mães, que estavam, em muitos casos, esquecendo de si mesmos, negligenciando sua própria saúde, seu descanso, cuidado pessoal, comprometendo, por consequência, sua autoestima. Assim, como proposta do próprio grupo, surgiu o “Dia da Beleza”, onde as mães e pais seriam convidados a terem um dia para cuidar de si, de sua saúde emocional e física, através de bate papo e de uma sessão de maquiagem oferecida pelo voluntário, maquiador e designer de sobrancelhas: Wesley Henrique Ferreira, que gentilmente disponibilizou uma tarde para doar a essas mães um pouco de cuidado consigo mesmas, mobilizando alegria e transformações externas e internas, que, com certeza, potencializaram e fortaleceram a cada uma de forma singular em seu enfretamento e luta diária. O profissional Wesley Henrique Ferreira traz a marca dessas vivências em sua história. Wesley um dia foi um bebê de UTI, prematuro de 26 semanas, passando por um período de internação de mais de 4 meses, juntamente com seu irmão gêmeo.

Também aconteceu no mês de março a comemoração dos “Aniversariantes do mês”, onde as mães e pais se reuniram para celebrar a vida de cada aniversariante e de cada um que ali estava. Sorrisos, desabafos, choro, histórias e emoções são divididos, amparados e acolhidos de maneira afetiva e respeitosa por todos do grupo.

Convidamos a todos os pais e mães que estão com seus filhos internados na Unidade de Neonatologia a participarem dos encontros!

Texto: Andreza Viviane Rubio

Fotos: Neder Piagentini do Prado

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.