Semana Mundial de Aleitamento Materno: a importância do aleitamento para a saúde da criança

Como você sabe, entre os dias 1 e 8 de agosto será comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) edição 2017. Mais uma vez unindo forças nessa mobilização internacional, o Caism produziu uma breve coletânea de textos com dicas para uma amamentação de sucesso. Hoje, você terá acesso ao primeiro desses materiais, com o tema “A Importância da Amamentação”. Vamos a ele:

Comparado com qualquer outro tipo de leite, o materno sempre será superior em relação às características nutricionais, ao fornecimento de anticorpos da mãe ao bebê (cujo sistema imunológico ainda é imaturo), ao fortalecimento do laço afetivo familiar e, por último, aos benefícios que a amamentação gera para a saúde da mulher. Quanto às características nutricionais, o leite produzido pela mãe contém nutrientes balanceados, que favorecem a melhor nutrição, o adequado crescimento e, portanto, a proteção da criança contra a obesidade, além de conter substâncias que facilitam a digestão.

Independentemente do nível socioeconômico, quando se comparam crianças amamentadas e não amamentadas, as primeiras têm melhor saúde, menos incidência de doenças infecciosas (como infecção intestinal, pneumonias, infecções respiratórias e de ouvido) e, principalmente, menos chance de óbito. Isso mesmo: a chance de ocorrer o óbito de uma criança que mama é inferior à chance de ocorrer o óbito de uma criança que não é amamentada. Outros benefícios para a saúde da criança incluem o menor risco de desenvolver diabetes e um melhor desenvolvimento neurológico, inclusive com resultados identificáveis em testes validados de inteligência.

Se associada a alimentos complementares saudáveis por dois anos ou mais, a amamentação poderia prevenir, por ano, 823.000 mortes de crianças. Por isso, é tão importante que toda a sociedade se conscientize da importância do aleitamento materno. Faça sua parte. Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares, principalmente entre as gestantes ou mulheres que deram à luz recentemente.

Juntos Pela Amamentação!

Foto: imagem disponibilizada por paciente do Caism

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.