Biobanco do Caism/Unicamp

 

Biobancos são estruturas institucionais que realizam armazenamento de material biológico diverso, com o intuito de propiciar a utilização em pesquisas atuais e/ou futuras. Desta forma, podem-se realizar estudos clínicos e laboratoriais (translacionais) com o material conservado, tornando-os mais ágeis frente a novos desafios e possibilidade de estudo de condições raras. 

O Biobanco Institucional do CAISM armazena material biológico de 3 grandes áreas de estudo: Oncologia, Ginecologia e Obstetrícia. O início ocorreu em 2016, com a coleta e armazenamento de material oncológico (tecido mamário e ovariano, por exemplo). As coletas em Obstetrícia, com tecido placentário e de outros materiais, como líquido amniótico, sangue de cordão umbilical e sangue materno, foram introduzidas em 2015-2016. Desde então foram armazenados tecidos de placenta de mais de 250 casos (através de projetos de pesquisa com financiamento FAPESP e CNPq) e material diverso de mais de 500 casos (em projetos com financiamento Bill e Melinda Gates e CNPq). 

Para informação e divulgação científica, surgiu a necessidade de criação de uma plataforma online que reúna as principais informações sobre o Biobanco Institucional do CAISM, entre elas, produção acadêmica relacionada, protocolos de coleta dos materiais biológicos, projetos em andamento e colaborações. A iniciativa de criação de um site surgiu através de um projeto BAS (Bolsa Auxílio Social) da Unicamp, no qual  alunos de diferentes áreas (Ciência da Computação, Medicina e Enfermagem) realizam atividades orientadas pela Profª Maria Laura Costa do Nascimento, Professora Associada do Departamento de Tocoginecologia.  Inicialmente, o site refere-se apenas à Obstétrica, com enfoque no armazenamento placentário, porém, uma nova versão, englobando todas as áreas que compõem o Biobanco está em processo de desenvolvimento.

Link:  https://biobancocaism.wixsite.com/biobancocaism 

 

 

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.