Novo equipamento de Braquiterapia
Sendo parte da missão do Caism prestar assistência especializada e de referência no campo da saúde da mulher, foi possível adquirir um equipamento novo e relevante para o tratamento de câncer por meio da emenda parlamentar n° 30440004, no valor de R$ 1.389.082,54, de autoria da Deputada Federal Ana Perugini.
No dia 10 de agosto deste ano, a Seção de Radioterapia do CAISM voltou a realizar tratamentos de Braquiterapia de Alta Taxa de Dose. As aplicações dessa modalidade de radioterapia são de enorme importância para o tratamento dos cânceres, especialmente os ginecológicos, e estavam suspensas desde abril de 2018. O equipamento antigo, com mais de 20 anos de uso, teve que ser desativado devido à interrupção no fornecimento de peças e fontes radioativas. O CAISM adquiriu um dos mais completos e modernos sistemas de tratamento de Braquiterapia existentes no mundo, capaz de realizar tratamentos de alta complexidade, credenciando o CAISM como referência nacional em Braquiterapia de Alta Taxa de Dose pelo SUS.
O novo equipamento é capaz de alcançar, por meio de uma grande variedade de aplicadores, praticamente qualquer parte do corpo humano, permitindo que a sua fonte radioativa entregue altas doses de radiação ao volume de tratamento (o tumor) num curto espaço de tempo, de forma muito localizada e conformada a esse volume, permitindo que os órgãos e tecidos sadios da paciente sejam preservados. As principais aplicações desse moderno e sofisticado equipamento serão em tratamentos de câncer do colo do útero, endométrio e mama, estando o CAISM capacitado a atender uma demanda de cerca de 30 pacientes por mês.
Equipes nas fotos: Finanças, CEB/Radioterapia, Divisão Administrativa.
Texto: Márcio Tokarski Pereira e Paulo Roberto Fratini Filho.
Informações de convênio: Jussara Aparecida da Silva Furlan.
Fotos: Neder Piagentini do Prado.
CAISM nas Redes Sociais:
Facebook: hospitaldamulherdaunicamp
Instagram: caismhospitaldamulher