Sistema de Pressão Negativa

 

Face à pandemia, a segurança de procedimentos, de pacientes e de profissionais de saúde precisou ser aprimorada em alguns quesitos. Para ampliar a proteção dos processos e do ambiente hospitalar seria necessário inclusão de sistemas de exaustão em ambientes complementares aos existentes de forma a esta disponibilização.

Tal exaustão, também conhecida tecnicamente pelo termo Sistema de Pressão Negativa promove a mitigação da dispersão de vírus e bactérias para ambientes adjacentes, removendo e filtrando o ar do ambiente, lançando ao ar externo ao prédio, já filtrado por filtros específicos.

Uma vez definido o plano de ação do enfrentamento à pandemia pelo grupo do CAISM quanto a locais e fases de ocupação de áreas assistenciais, alguns sistemas precisavam ser disponibilizados. No entanto, a indisponibilidade ou delonga sinalizada pelos fornecedores para atendimento a todos que buscavam soluções de empresas especializadas, acarretou a necessidade de internalizar atividades.

A equipe de Engenharia e Manutenção da Divisão Administrativa do CAISM, conduzida e orientada pelo Eng. Diego Martinez, então realizou cálculos, projetos e especificações de componentes de forma a construir internamente os sistemas necessários, viabilizando, inclusive, soluções móveis que pudessem ser reinstaladas em outros leitos conforme demanda. Os ensaios foram rigorosos e, com instrumentos adequados, os sistemas passaram por ajustes que o deixaram funcional e dentro das normas.

Até o momento, foram instalados no hospital três Sistemas de Pressão Negativa, sendo um móvel e dois fixos, na UTI Adulto e Neonatal, com previsão de instalação de mais um sistema móvel.

Estando neste momento com as mesmas dificuldades, outros hospitais tomaram ciência da construção dos equipamentos desenvolvidos no Caism e entraram em contato para auxílio. A equipe de Engenharia e Manutenção, acreditando que todos juntos podem alcançar melhores resultados, disponibilizou o projeto com detalhes técnicos, permitindo a reprodução desse tipo de sistema pelos interessados, ajudando assim, hospitais de todo o Brasil a enfrentar de forma mais adequada e segura essa pandemia, num ambiente que exige todos os cuidados possíveis.

 

Sistema Pressão Negativa

 Coordenador e Eng. Diego Martinez ao lado do Sistema de Pressão Negativa

 

Texto: Diego Lucas de Carvalho Martinez e Paulo Roberto Fratini Filho
Foto: Neder Piagentini do Prado

  

CAISM nas Redes Sociais:

Facebook: hospitaldamulherdaunicamp

Instagram: caismhospitaldamulher

Youtube: Caism - Hospital da Mulher J. A. Pinotti

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.