Aquisição de Monitores Multiparamétricos

 

Há exatos cinco anos, a equipe de engenharia clínica do Caism - Hospital da Mulher J. A. Pinotti desenvolveu uma avaliação criteriosa de todo o parque tecnológico do Hospital. O resultado foi impactante: constatou-se a necessidade de aquisição de mais de 300 equipamentos médico-hospitalares em médio ou curto prazo.

As aquisições eram necessárias para substituir aparelhos tecnologicamente defasados ou muito envelhecidos, muitos deles sem possibilidade de assistência técnica ou de reposição de peças. Em uma palavra, sucateados. Mas aqueles eram tempos pouco auspiciosos. O país se afundava cada vez mais em uma crise econômica que, até hoje, não logrou superar. Como, então, adquirir tantos equipamentos?

Ao Caism, não restou alternativa senão aprimorar sua política de comunicação social, estreitando relações com todos os níveis de gestão do SUS e do poder legislativo. Encontrou, sobretudo no legislativo federal, apoio imprescindível para a superação desse desafio. Aos poucos, parlamentares dos mais variados alinhamentos político-ideológicos passaram a conhecer o Caism e lhe indicar emendas para aquisição de equipamentos. Graças a isso, ao longo dos últimos cinco anos muitas conquistas puderam ser celebradas. Hoje é um desses dias de celebração.

Um dos tipos de equipamentos identificados naquele estudo de 2015 era o monitor multiparamétrico. Aliás, não apenas um, mas 80 monitores. Isso mesmo: o Caism precisava adquirir 80 monitores paramétricos, aparelhos que apresentam as condições do paciente em tempo real, especialmente seus batimentos cardíacos. E isso acaba de acontecer. Na tarde desta quarta-feira, 8 de abril, um caminhão estacionou no almoxarifado do Caism com 80 novos monitores. Essa é uma excelente notícia para todos os servidores, professores e alunos do Hospital, bem como para as seis milhões de pessoas que residem em sua área de abrangência.

Prestando contas à sociedade, destacamos abaixo cada um dos parlamentares cujas emendas, vinculadas ao orçamento geral da União, viabilizaram tais aquisições:

Deputado Paulo Freire Costa, Emenda nº 836514: 25 Monitores;

Bruna Furlan Deputada Federal, Emenda nº 835252: 15 Monitores;

Dep. Federal Celso Russomanno, Emenda nº 834196: 12 Monitores;

Dep. Federal Eduardo Bolsonaro, Emenda nº 835257: 10 Monitores;

Dep. Federal João Campos, Emenda nº 835265: 5 Monitores;

Dep. Federal Orlando Silva, Emenda nº 834206: 5 Monitores;

Dep. Federal Roberto de Lucena, Emenda nº 848735: 3 Monitores *;

Deputado Vanderlei Macris, Emenda nº 834200: 2 Monitores;

Dep. Estadual Carlos Neder, SES-770/2018: 2 Monitores;

Dep. Federal Mara Gabrilli, Emenda nº 834199: 1 Monitor.

*ainda em processo de aquisição. 

 

Texto: Denis Barbosa Cacique

 

CAISM nas Redes Sociais:

Facebook: hospitaldamulherdaunicamp

Instagram: caismhospitaldamulher

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.