Treinamento em Serviço

 

TREINAMENTO EM SERVIÇO – NÃO REMUNERADO.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM NASCIDO.

MARÇO/2020 À FEVEREIRO/2021

 

PRÉ-REQUISITOS:
1) Graduação em Psicologia;
2) Interesse em psicologia hospitalar;
3) Interesse em atuar com equipes multiprofissionais;

 

PÚBLICO ALVO: Psicólogos formados com CRP ativo.

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20 horas

CARGA HORÁRIA TOTAL: 860 horas

VAGAS: 08 (oito)

 

INSCRIÇÕES:
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 06/01/2020 à 12/01/2020
INTERESSADOS ENVIAR E-MAIL MANIFESTANDO INTERESSE PARA POSTERIOR PREENCHIMENTO DA FICHA DE CADASTRO: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
ANÁLISE DO CURRÍCULO

DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS PARA ENTREVISTA: 16/01/2020 (os horários serão disponibilizados por e-mail)

ENTREVISTA: 03/02/2020 à 05/02/2020

OBS: Só será agendada entrevista após preenchimento da ficha cadastral.

LOCAL DA ENTREVISTA: R. Alexander Fleming, 101 - Cidade Universitária, Campinas – SP (Serviço de Psicologia do CAISM/UNICAMP)

RESULTADO FINAL: 10/02/2020 (O CANDIDATO SERÁ INFORMADO PELO SEU E-MAIL)

INÍCIO DO TREINAMENTO: 02/03/2020

 

CORPO DOCENTE:
Prof. Dr. Luis Francisco Cintra Baccaro
Psicóloga Responsável: Laise Potério dos Santos
Supervisoras: Ana Luiza Teixeira, Andreza Viviane Rubio, Liliane Zaparolli, Mariana G. Gerzeli Santos, Olivia Batistella Pereira

 

FUNÇÕES ESPECIFÍCAS DO TREINAMENTO:
1) Desenvolver habilidades avançadas em avaliação e atendimento psicológico no contexto hospitalar;
2) Possibilitar a experiência com equipes multiprofissionais;
3) Proporcionar o aprendizado teórico e prático do profissional na área da saúde.

 

LOCAL DO TREINAMENTO:
Enfermarias, Ambulatórios, UTI’s e Pronto Atendimento do CAISM/UNICAMP e salas de atendimento.

 

ATIVIDADES TEÓRICAS:
1) Aulas teóricas;
2) Supervisões dos atendimentos;
3) Realização de Trabalho de Conclusão de Curso;

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO:
OBSTETRÍCIA, NEONATOLOGIA, GINECOLOGIA, ONCOLOGIA.

 

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA MATRÍCULA:
Ficha de Matrícula de Treinamento em Serviço (devidamente preenchida, assinada e identificando a assinatura com carimbo do docente responsável pelo treinamento) DISPONIVEL NO SITE: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/extensao/programa-de-treinamento-em-servico

Cópia e original ou Cópia autenticada da carteira do órgão de classe do estado de São Paulo, quando se tratar de protocolo deverá estar devidamente identificado com carimbo e assinatura do órgão emissor.

Diploma de graduação (cópia simples).

Carteira de vacinação atualizada-cópia frente e verso (hepatite b três doses, varicela(catapora),sarampo/caxumba e rubéola (MMR), gripe, tríplice acelular (DTPA). Ver Anexo 1.

Observação: Na ausência do comprovante de vacinação e caso já tenha tido a doença será necessário apresentar a SOROLOGIA.

 

BIBLIOGRAFIAS ABORDADAS DURANTE O TREINAMENTO:
1.FERREIRA, A.P.G.; LOPES, L.Q.F., MELO, M.C.B. O Papel do Psicólogo na Equipe de Cuidados Paliativos junto ao Paciente com Câncer. Rev. SBPH. 2011; vol. 14, n.2.

2.MACHADO, M.E.C. Casais que Recebem um Diagnóstico de Malformação Fetal no Pré-natal: Uma Reflexão sobre a Atuação do Psicólogo Hospitalar. SBPH 2012; v. 15, n.2, p. 86-95.

3.SOUZA, N.L. Representações de mães sobre hospitalização do filho prematuro. Revista Brasileira de Enfermagem. 2009; v. 62, n.5, p .729-733.

4.TONETO, A.M.M.; GOMES, W.B. A Prática do Psicólogo Hospitalar em Equipe Multiprofissional. Estud. Psicol. 2007; vol. 24, n. 1, p. 89-98.

5.VENÂNCIO J.L. Importância da Atuação do Psicólogo no Tratamento de Mulheres com Câncer de Mama. Revista Brasileira de Cancerologia. 2004; vol. 50, n. 1, p. 55-63.

6.FAÚNDES, A.; ROSAS, C.F.; BEDONE, A.J.; OROZCO, L.T. Violência Sexual: Procedimentos Indicados e seus Resultados no Atendimento de Urgência de Mulheres Vítimas de Estupro. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. 2006; v. 28, n. 2.

 

ANEXO 1 - VACINAS E ORIENTAÇÕES:
HEPATITE B (DOSES): Elevado risco de infecção pós acidentes com material biológico em PAS susceptíveis. - A vacina é recomendada para todo PAS não vacinado, no esquema de três doses nos seguintes intervalos: D0, D30, D180. Entre PAS, recomenda-se a realização do anti-Hbs um mês após a última dose do esquema.

VARICELA (CATAPORA): A varicela é transmitida por aerossóis, com alta transmissibilidade e possibilidade de surtos intrahospitalares. - Serão considerados imunes os PAS com história de doença prévia ou de contato domiciliar. - Serão considerados susceptíveis os indivíduos com história negativa de doença. É custo efetivo realizar a triagem sorológica para os PAS. Nos casos de dificuldades para realização da sorologia esta indicada a vacinação, em esquema de duas doses com intervalo de um mês. - A vacina de varicela é de vírus vivo, sendo contra-indicada para imunossuprimidos e gestantes. Após a vacinação aguardar 30 dias para engravidar.

SARAMPO/ CAXUMBA E RÚBEOLA (MMR): Serão considerados imunes apenas os indivíduos com história de vacinação anterior comprovada em carteira (2 doses de MMR) ou doença com comprovação sorólogica. - A vacina MMR (vacina sarampo, caxumba e rubéola) está indicada para os indivíduos sem documentação de ter recebido 2 doses da vacina a partir de 12 meses de vida ou evidência laboratorial das três doenças. - A vacina MMR é de vírus vivo, sendo contra-indicada para gestantes e devendo ser criteriosamente avaliada em imunossuprimidos. PAS do gênero feminino deverão aguardar 30 dias para engravidar.

GRIPE: Os PAS atuam como transmissores do vírus influenza, com risco de infecção e complicações entre os pacientes assistidos. - Todos os PAS deverão realizar anualmente, no outono (abril e maio) a vacina contra influenza, independente da idade. Os PAS deverão comparecer ao CECOM no período da campanha anual.

TRÍPLICE ACELULA R (DTPA): A atualização da vacina dupla adulto (difteria e tétano) é recomendada para todo PAS. - Serão considerados imunes os indivíduos com 3 doses no esquema básico e um reforço há menos de 10 anos. - Os susceptíveis deverão completar o esquema.

FEBRE AMARELA: Para candidatos estrangeiros e que moram em regiões endêmicas.

 

Facebook do Caism: https://www.facebook.com/hospitaldamulherdaunicamp/

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.