Daniele Sacardo ministra palestra “Conviver melhor: afetos e desafetos no ambiente de trabalho” no Caism

No dia 17 de abril, quarta-feira, no anfiteatro principal do Caism, a psicóloga Daniele Sacardo ministrou a palestra “Conviver melhor: afetos e desafetos no ambiente de trabalho”, mais um evento a integrar o projeto “Sabedoria no Ambiente de Trabalho”, promovido pela equipe do Serviço de Arquivo Médico e Registro, o Same.

Ao abordar temas como comunicação não violenta e empatia, a psicóloga discorreu sobre os desafios emocionais impostos pela atuação profissional em um ambiente hospitalar, ao qual as pacientes recorrem em momento de sofrimento físico e, não raro, psicológico.

Assistido por colaboradores dos mais diversos serviços e seções do Hospital, o evento também foi marcado pela realização de uma singela homenagem em memória a Maurício Nogueira, funcionário do Same falecido no dia 11 de abril, sexta-feira.

A psicóloga, que é docente pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, convidou os presentes a redigirem em post-its breves mensagens de despedida do colega.

No mesmo dia, horas mais tarde, as mensagens foram levadas à “Cerimônia de Celebração de Ação de Graças” promovida em memória a Maurício Nogueira. Em seguida, foram entregues pela Diretora Vanda de Fátima Fulgêncio de Oliveira à família do ex-funcionário, como homenagem de seus colegas da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

O Caism agradece à professora Daniele Sacardo não apenas a valiosa palestra ministrada aos nossos servidores, mas também a sensibilidade, competência e empatia com que nos auxiliou a elaborar esse luto coletivo. Muito obrigado!

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.