Banco de Leite Humano

Responsável: Dra. Mônica Aparecida Pessoto

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Consulte aqui: Informações para Doadoras de Leite Materno

 Campanha2 Seja Doadora de Leite Materno2

  

O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP foi inaugurado em 17 de novembro de 2004 e tem a missão de promover, apoiar e auxiliar as mães no aleitamento materno e a executar as atividades de coleta, transporte, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano para as crianças internadas na neonatologia.

O leite materno é o melhor alimento para as crianças, tanto em sua composição nutricional como nos fatores bioativos não nutritivos que promovem a sobrevivência e o desenvolvimento saudável. Além do crescimento, o leite materno como fluido biológico apresenta vários outros benefícios, incluindo a modulação da função intestinal pós-natal, o desenvolvimento imunológico, proteção contra infecções, melhor desenvolvimento cerebral e inteligência.

Toda mãe de recém-nascido que necessita de internação, como os prematuros, os de baixo peso ao nascer, com malformações, distúrbios respiratórios etc., também é apoiada pela equipe do banco de leite para estabelecer e manter a produção láctea, principalmente na fase em que seu bebê não consegue mamar diretamente em seu peito. Ela é orientada a como realizar a extração láctea, ao menos 6 vezes ao dia, por 15 minutos em cada mama, como armazenar e transportar o leite. O leite que ela retira pode ser administrado cru para o bebê ou passar por procedimentos rigorosos para pasteurização.

Quando a mãe não tem quantidade suficiente de leite, o recém-nascido pode receber leite pasteurizado de doadora.

Algumas mulheres, quando estão amamentando, produzem volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilitam que sejam doadoras. Para ser doadora, a mãe passa por critérios de seleção e o banco de leite oferece todo o material para a retirada do leite e faz a visita domiciliar para pegar o leite na casa da doadora. O leite doado passa por rigoroso controle de qualidade para poder ser administrado para os recém-nascidos internados.

Para mais informações, entre em contato com o Banco de Leite - cel. (19) 99609.5879

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.