Uso do cateter totalmente implantado em pacientes da oncologia

Nas Unidade de Oncologia e na Quimioterapia do Caism, o uso de cateter totalmente implantado é uma realidade. A utilização desse dispositivo oferece inúmeros benefícios às mulheres atendidas no hospital.

Por Marcela Zanatta

 vascularaccess chestports

No ano de 2017, o Caism atendeu 11.380 sessões de quimioterapia e recebeu 2.078 pacientes nas unidades de internação da Oncologia, que incluem leitos clínicos e cirúrgicos. O enfermeiro Fábio Finotelli é supervisor do Serviço de Enfermagem em Unidades de Internação e responsável pelas unidades de Oncologia. Fábio é defensor do uso dos cateteres totalmente implantáveis e disse ao Blog da Enfermagem que a sua utilização é extremamente importante na área da oncologia, uma vez que é utilizado em pacientes que tem a rede venosa muito fragilizada, podem ser utilizados por períodos prolongados, tanto para terapia medicamentosa quanto para coleta de exames, evitando re-punção e desconforto para as pacientes. Segundo o enfermeiro, o uso do cateter implantável oferece segurança, diminui o risco de infecções e o desconforto. É essencial a capacitação dos enfermeiros para o manuseio do dispositivo. A equipe da Diven disponibilizou a descrição do processo de trabalho na intranet do hospital, além afixar cartazes informativos nas unidades de internação da Oncologia.

images 

Para saber mais sobre os protocolos de uso dos dispositivos implantados em oncologia, clique aqui. Se você se interessa por mais informações acerca da prevenção de infecções em cateteres totalmente implantados, clique aqui.

Você é funcionário e não se recorda como acessar os documentos da DIVEN na Intranet? A gente te lembra aqui.

*Marcela Zanatta é enfermeira obstetra, coordenadora do GT de Saúde da Mulher do COREN-SP e responsável pela supervisão da UTI de Adultos e Educação Continuada do Caism

Blog da Enfermagem

Thumbnail Por Marcela Zanatta* A Semana Brasileira de Enfermagem são dias dedicados às ações de capacitação e valorização profissional e das equipes de enfermagem em todo o país. No Hospital da Mulher “Prof. Dr....
Mais emEnfermagem  

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.