Medicamentos associados à ocorrência de quedas

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), queda é a segunda maior causa de morte acidental no mundo, responsável por 424 mil óbitos/ano, e  ntre as quedas que não causam morte, 37 milhões requerem cuidados especializados de saúde. Os medicamentos utilizados pelos pacientes podem ser fatores relacionados às quedas.

Texto: Marcela Zanatta

queda1

Continue Lendo

Semana Brasileira de Enfermagem no Caism

Por Marcela Zanatta*

A Semana Brasileira de Enfermagem são dias dedicados às ações de capacitação e valorização profissional e das equipes de enfermagem em todo o país. No Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Pinotti” recebemos convidados para dialogar com as equipes acerca de temas atuais e importantes para o dia a dia profissional da Enfermagem.

DSC 2927

Continue Lendo

ERROS DE CONEXÃO: PRÁTICAS SEGURAS E RISCOS NA ADMINISTRAÇÃO DE SOLUÇÕES POR SONDAS ENTERAIS E CATETERES VASCULARES

Por Marcela Zanatta*

Você já deve ter escutado sobre o caso da paciente que recebeu leite por via intravenosa ou da criança que recebeu vaselina ao invés de soro, com a morte de ambos. Na assistência à saúde, todos os dias são realizadas milhares de conexões em cateteres e sondas para administrar medicamentos, alimentos e soluções. Erros no processo de conexão desses dispositivos terapêuticos podem levar à infusão de soluções em via errada, resultando em eventos adversos graves e até morte.

conexão

Continue Lendo

Uso de abreviaturas causa erros de medicação

Por Marcela Zanatta *

É sabido que cada paciente internado está sujeito a um erro de medicação por dia nos Estados Unidos da América, sendo que anualmente ocorrem 400 mil eventos adversos relacionados a medicamentos e que poderiam ser evitados, provocando mais de 7.000 mortes.

Apesar dessas estatísticas não estarem disponíveis no Brasil, é relevante trabalhar na  prevenção dos erros de medicação e do risco de dano em função da sua ocorrência. As falhas no processo de utilização de medicamentos são consideradas importantes fatores contribuintes para a redução da segurança do paciente.

10 medicamentos da quimioterapia mais promissores Cabozantinibe Transtuzumabe Tivozanib Brentuximab vedotin Ponatinib Vemurafenib OncoVex Vismodegib Crizotinib Carfilzomib lenal

Continue Lendo

Blog da Enfermagem

Thumbnail Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), queda é a segunda maior causa de morte acidental no mundo, responsável por 424 mil óbitos/ano, e  ntre as quedas que não causam morte, 37 milhões...
Mais emEnfermagem  

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.