Especial The Lancet: Intervenções para redução das cesarianas desnecessárias em mulheres e bebês saudáveis

Que é necessário oferecer acesso democrático e universal à cesariana segura não há dúvidas. Por outro lado, não há evidência alguma de benefícios ao oferecer esta cirurgia para aquelas que não precisam. Apesar da falta de consenso acerca de qual seria a taxa ideal de cirurgias cesarianas na população, sabe-se que a frequência atual de ocorrência do procedimento é injustificável. Tal excesso é recente e ainda pouco compreendido. 

Por Marcela Zanatta*

cesareaa com bebe

Continue Lendo

Série especial The Lancet: Efeitos de curto e longo prazo da cirurgia cesariana na saúde das mulheres e dos bebês

A cirurgia cesariana é uma intervenção que pode salvar vidas, quando é bem indicada. entretanto, esse procedimento também leva a efeitos precoces e tardios na saúde das mulheres e dos bebês. A prevalência de mortalidade e morbidade materna é maior após uma cirurgia cesariana do que após um parto vaginal. A cesárea está associada a ruptura uterina, inserção anormal de placenta, gestação ectópica, natimorto e parto pré-termo e esses riscos aumentam com a exposição.  

Por Marcela Zanatta*

cesarea

Continue Lendo

Novembro: mês da prematuridade

O Dia Mundial da Prematuridade foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo, mais de 1 a cada 10. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos.

Por Marcela Zanatta*

prematuro2

Continue Lendo

Blog da Enfermagem

Thumbnail Nas Unidade de Oncologia e na Quimioterapia do Caism, o uso de cateter totalmente implantado é uma realidade. A utilização desse dispositivo oferece inúmeros benefícios às mulheres atendidas no...
Mais emEnfermagem  

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.