Utilização do “Guia de comunicação português-crioulo” como ferramenta para melhorar a eficácia da comunicação

GUIA PORT CRIOULO1

 

Foram estabelecidas pela Joint Commission International (JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) seis metas internacionais de segurança do paciente, com o objetivo de promover melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas.

Continue Lendo

Transporte seguro de pacientes em tempo de pandemia

Transportar o paciente de um local até o outro, seja dentro do serviço ou entre diferentes instituições de saúde, significa responsabilizar-se integralmente pelo cuidado da pessoa até o destino. O transporte jamais deve agravar a situação de saúde ou criar situações clínicas difícil resolução.  transporte de pacientes intrahospitalar
 

Continue Lendo

Enfermagem Caism lança Time de Gestão da Qualidade

O grupo de gestão de qualidade da divisão de enfermagem do Caism/Unicamp surge da necessidade de unificar e desenvolver os processos de trabalho que ocorrem de forma pulverizada nas diferentes áreas assistenciais do hospital.

Continue Lendo

Prevenção de erros de medicação com bloqueadores neuromusculares

10 medicamentos da quimioterapia mais promissores Cabozantinibe Transtuzumabe Tivozanib Brentuximab vedotin Ponatinib Vemurafenib OncoVex Vismodegib Crizotinib Carfilzomib lenal
Os bloqueadores neuromusculares são drogas que interrompem ou simulam a transmissão dos impulsos nervosos na junção neuromuscular esquelética, causando paralisia dos músculos esqueléticos afetados. Todos os medicamentos que integram essa classe terapêutica são considerados medicamentos potencialmente perigosos, pois apresentam risco elevado de causar danos graves aos pacientes e morte quando ocorrem erros. São agentes que bloqueiam as transmissões neuromusculares e causam relaxamento e paralisia progressiva da musculatura esquelética, incluindo os músculos respiratórios, sem afetar o nível de consciência. Estes medicamentos devem ser utilizados quando há disponibilidade de suporte de ventilação assistida, materiais e profissionais treinados para intubação estejam disponíveis.

Continue Lendo

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.