Semana Brasileira de Enfermagem no Caism

Por Marcela Zanatta*

A Semana Brasileira de Enfermagem são dias dedicados às ações de capacitação e valorização profissional e das equipes de enfermagem em todo o país. No Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Pinotti” recebemos convidados para dialogar com as equipes acerca de temas atuais e importantes para o dia a dia profissional da Enfermagem.

DSC 2927

Continue Lendo

ERROS DE CONEXÃO: PRÁTICAS SEGURAS E RISCOS NA ADMINISTRAÇÃO DE SOLUÇÕES POR SONDAS ENTERAIS E CATETERES VASCULARES

Por Marcela Zanatta*

Você já deve ter escutado sobre o caso da paciente que recebeu leite por via intravenosa ou da criança que recebeu vaselina ao invés de soro, com a morte de ambos. Na assistência à saúde, todos os dias são realizadas milhares de conexões em cateteres e sondas para administrar medicamentos, alimentos e soluções. Erros no processo de conexão desses dispositivos terapêuticos podem levar à infusão de soluções em via errada, resultando em eventos adversos graves e até morte.

conexão

Continue Lendo

Uso de abreviaturas causa erros de medicação

Por Marcela Zanatta *

É sabido que cada paciente internado está sujeito a um erro de medicação por dia nos Estados Unidos da América, sendo que anualmente ocorrem 400 mil eventos adversos relacionados a medicamentos e que poderiam ser evitados, provocando mais de 7.000 mortes.

Apesar dessas estatísticas não estarem disponíveis no Brasil, é relevante trabalhar na  prevenção dos erros de medicação e do risco de dano em função da sua ocorrência. As falhas no processo de utilização de medicamentos são consideradas importantes fatores contribuintes para a redução da segurança do paciente.

10 medicamentos da quimioterapia mais promissores Cabozantinibe Transtuzumabe Tivozanib Brentuximab vedotin Ponatinib Vemurafenib OncoVex Vismodegib Crizotinib Carfilzomib lenal

Continue Lendo

Especial The Lancet: Intervenções para redução das cesarianas desnecessárias em mulheres e bebês saudáveis

Que é necessário oferecer acesso democrático e universal à cesariana segura não há dúvidas. Por outro lado, não há evidência alguma de benefícios ao oferecer esta cirurgia para aquelas que não precisam. Apesar da falta de consenso acerca de qual seria a taxa ideal de cirurgias cesarianas na população, sabe-se que a frequência atual de ocorrência do procedimento é injustificável. Tal excesso é recente e ainda pouco compreendido. 

Por Marcela Zanatta*

cesareaa com bebe

Continue Lendo

Blog da Enfermagem

Thumbnail Por Marcela Zanatta* A Semana Brasileira de Enfermagem são dias dedicados às ações de capacitação e valorização profissional e das equipes de enfermagem em todo o país. No Hospital da Mulher “Prof. Dr....
Mais emEnfermagem  

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.