Série especial The Lancet: Efeitos de curto e longo prazo da cirurgia cesariana na saúde das mulheres e dos bebês

A cirurgia cesariana é uma intervenção que pode salvar vidas, quando é bem indicada. entretanto, esse procedimento também leva a efeitos precoces e tardios na saúde das mulheres e dos bebês. A prevalência de mortalidade e morbidade materna é maior após uma cirurgia cesariana do que após um parto vaginal. A cesárea está associada a ruptura uterina, inserção anormal de placenta, gestação ectópica, natimorto e parto pré-termo e esses riscos aumentam com a exposição.  

Por Marcela Zanatta*

cesarea

Continue Lendo

Novembro: mês da prematuridade

O Dia Mundial da Prematuridade foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo, mais de 1 a cada 10. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos.

Por Marcela Zanatta*

prematuro2

Continue Lendo

Cuidados paliativos em neonatologia: cuidando do luto com delicadeza

A morte é uma ocorrência frequente na Unidade Neonatal, onde de uma lado há os pais, que projetam nos filhos seus desejos de vida e futuro, e do outro os profissionais de saúde que, na grande maioria da vezes, não estão preparados para lidar com a perda e o grande sofrimento que isso acarreta naqueles que estão diariamente na neonatologia.

luto

Continue Lendo

Blog da Enfermagem

Thumbnail A cirurgia cesariana é uma intervenção que pode salvar vidas, quando é bem indicada. entretanto, esse procedimento também leva a efeitos precoces e tardios na saúde das mulheres e dos bebês. A...
Mais emEnfermagem  

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.