Prevenção de erros de medicação com bloqueadores neuromusculares

10 medicamentos da quimioterapia mais promissores Cabozantinibe Transtuzumabe Tivozanib Brentuximab vedotin Ponatinib Vemurafenib OncoVex Vismodegib Crizotinib Carfilzomib lenal
Os bloqueadores neuromusculares são drogas que interrompem ou simulam a transmissão dos impulsos nervosos na junção neuromuscular esquelética, causando paralisia dos músculos esqueléticos afetados. Todos os medicamentos que integram essa classe terapêutica são considerados medicamentos potencialmente perigosos, pois apresentam risco elevado de causar danos graves aos pacientes e morte quando ocorrem erros. São agentes que bloqueiam as transmissões neuromusculares e causam relaxamento e paralisia progressiva da musculatura esquelética, incluindo os músculos respiratórios, sem afetar o nível de consciência. Estes medicamentos devem ser utilizados quando há disponibilidade de suporte de ventilação assistida, materiais e profissionais treinados para intubação estejam disponíveis.

Continue Lendo

A banalidade do mal e a segurança do paciente

Por: Marcela Zanatta e Denis Barbosa Cacique
 
Dia Mundial da Segurança do Paciente 
No dia mundial para segurança do paciente, 17 de setembro, a diretoria da Divisão de Enfermagem, em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente, promoveu o encontro para uma reflexão sobre o fenômeno da banalização do mal na assistência à saúde. Realizada no anfiteatro principal do Hospital, a palestra foi ministrada pelo bioeticista Dr. Denis Barbosa Cacique, assistente de direção no Caism e professor colaborador de ética na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Continue Lendo

Erros de medicação associados às interrupções dos profissionais da saúde durante o processo de medicação

world map capsules 1200
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) práticas não seguras na administração de medicamentos são uma das principais causas de danos preveníveis ocorridos durante a assistência a saúde em todo o mundo. Os custos associados aos erros na administração de medicamentos são estimados em 42 bilhões anualmente. A causa desses eventos é multifatorial e inclui fatores relacionados ao ambiente, ao profissional de saúde e a um sistema de prescrição, dispensação e administração de medicamentos fraco.
 

Continue Lendo

Medicamentos associados à ocorrência de quedas

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), queda é a segunda maior causa de morte acidental no mundo, responsável por 424 mil óbitos/ano, e  ntre as quedas que não causam morte, 37 milhões requerem cuidados especializados de saúde. Os medicamentos utilizados pelos pacientes podem ser fatores relacionados às quedas.

Texto: Marcela Zanatta

queda1

Continue Lendo

Semana Brasileira de Enfermagem no Caism

Por Marcela Zanatta*

A Semana Brasileira de Enfermagem são dias dedicados às ações de capacitação e valorização profissional e das equipes de enfermagem em todo o país. No Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Pinotti” recebemos convidados para dialogar com as equipes acerca de temas atuais e importantes para o dia a dia profissional da Enfermagem.

DSC 2927

Continue Lendo

Blog da Enfermagem

Thumbnail Os bloqueadores neuromusculares são drogas que interrompem ou simulam a transmissão dos impulsos nervosos na junção neuromuscular esquelética, causando paralisia dos músculos esqueléticos afetados....
Mais emEnfermagem  

Copyright © 2018 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.