Atendimento Psicológico em Saúde da Mulher e Recém-Nascido
O QUE É O PROGRAMA DE TREINAMENTO EM SERVIÇO?
O Programa de Treinamento em Serviço, de caráter prático ou teórico-prático, oferecidos a Profissionais de Saúde tem o objetivo de conferir, reciclar ou complementar conhecimentos em áreas específicas. Nele, há 4 modalidades diferentes, e a modalidade do atendimento no CAISM é o Treinamento em serviço para Profissional de Saúde, onde oferecemos a Profissional de Saúde não médico, com graduação completa em Psicologia, com objetivo de complementar ou atualizar conhecimentos em suas áreas de atuação. Pode ter duração de 01 (um) mês a 12 (doze) meses.
No nosso Programa, contemplamos profissionais psicólogos que desejam atuar no Sistema Único de Saúde, na área de psicologia hospitalar, com concentração na área da saúde reprodutiva da mulher. Nosso programa é 100% prático e tem duração de 12 meses, com carga horária de 20h semanais.
O processo seletivo inicia no final do ano, onde são divulgadas as vagas disponíveis. O início se dá, aproximadamente, no início do ano letivo da UNICAMP e segue seu calendário institucional.
As psicólogas recebem orientações teórico e práticas sobre a atuação do psicólogo hospitalar nas áreas de oncologia, neonatologia, obstetrícia e ginecologia, e tem enquanto parte do programa a prática em ambulatórios e enfermarias.
A supervisão da prática é realizada por psicólogas contratadas (Funcamp/Unicamp), com formação e experiência na prática clínica e hospitalar.
As psicólogas realizam atendimento individual e familiar, discussão de casos em equipe multiprofissional, grupos e a articulação em rede de saúde.
O Programa de Treinamento em Serviço no Caism/Unicamp conta, atualmente, com oito (8) treinandas, que atuam nos ambulatórios de ginecologia e obstetrícia, nas enfermarias de neonatologia (UTI e semi), oncologia clínica e cirúrgica, PATOB, alojamento conjunto e de ginecologia. Atendem, ainda, encaminhamentos do Pronto Atendimento ou por demanda espontânea (desejo da paciente). A atuação nas diversas áreas do hospital possibilita ao profissional-treinando uma vivência rica em conteúdos teórico-práticos e devolve ao SUS um profissional com expertise na articulação com diversos pontos de atenção da saúde, com habilidade de discussões de casos em equipe, com prática pautada na clínica ética-estética-política e no sofrimento ético-político do sujeito.
Dessa forma, as profissionais do treinamento em serviço também contribuem com a equipe de saúde na compreensão integral do sujeito, de seus aspectos psicológicos, no atravessamento de saúde-doença e na condução dos casos em geral. Contribuem, ainda, no efetivo da assistência, que conta com 4 psicólogas contratadas, 1 supervisora e 8 treinandas, totalizando agora 13 psicólogas na assistência direta em saúde.
O Treinamento em Serviço se colocou enquanto uma alternativa ao Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) extinto, infelizmente, em 2019, e tem apresentado excelentes resultados na oferta de assistência em saúde, bem como oferece às treinandas possibilidade de atuar na área desejada, capacitar profissionais para exercício da psicologia na atenção terciária e quaternária, oferece um campo de ensino-aprendizagem na prática pautado nos princípios e diretrizes do SUS, bem como na Política Nacional de Humanização.
DAS INSCRIÇÕES E PRAZOS
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe-FL7WiI67tLWtJVB2S1lCEN_JFhZCfwaJvPNwfLuXRfkDuQ/viewform?usp=sf_link, no período de 20/12/2022 a 20/01/2023. Os candidatos devem enviar toda a documentação solicitada nesse formulário.
O treinamento conta com 8 vagas.
20/12/2022 a 20/01/2023: Inscrições
10/02/2023: Divulgação da lista de candidatos para entrevista
27 e 28/02/2023: Entrevistas
03/03/2023: Divulgação do resultado
03/04/2023: Início das atividades
PERÍODO DO TREINAMENTO
As atividades terão início em Abril de 2023 e serão finalizadas em Março de 2024.
DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo inicia com a inscrição através desse formulário. Após a inscrição, as psicólogas irão realizar uma triagem dos currículos e convocar os selecionados para uma entrevista. Nessa etapa, o candidato deve trazer os comprovantes das atividades descritas no currículo.
O candidato também deve cumprir todo o calendário vacinal disponível no site da FCM. A não comprovação das vacinas impedirá a efetivação da inscrição do candidato no Programa de Treinamento em Serviço.
DAS RESPONSABILIDADES DO CANDIDATO
O candidato é responsável pela veracidade de todas as informações do processo seletivo.
O candidato está ciente de que o Treinamento em Serviço não dispõe de nenhum tipo de bolsa ou ajuda de custo; sendo, portanto, responsável por todos os custos de transporte, alimentação e demais custos.
O candidato terá garantia ao certificado após o cumprimento do período total previsto.
DAS RESPONSABILIDADES DA SEÇÃO DE PSICOLOGIA
Supervisão dos casos realizados nos ambulatórios, enfermarias, pronto-atendimento e UTIs.
Inserção do treinando nas equipes multiprofissionais em todas as áreas de abrangência do Caism.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NO TREINAMENTO EM SERVIÇO
- Articulação em rede de saúde;
- Atuação em enfermarias, ambulatórios, centro obstétrico, centro cirúrgico, pronto atendimento e UTIs neonatal e adulto.
- Discussão de casos em equipe multiprofissional;
- Atenção às diversas demandas, através de atendimentos psicológicos individuais, de casal, de família e em grupo;
- Participação ativa do profissional na prática hospitalar, através da inserção nas equipes de saúde;
- Elaboração de prontuário multiprofissional;
- Atendimentos online;
- Desenvolvimento de habilidades (soft skills) como empatia, atendimento integral e humanizado, baseando-se nos princípios e diretrizes do SUS.