Mudança de Rotina de Agendamento de Casos Novos – Sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde)

Para visualizar o Manual (versão revisada 2013) acesse AQUI

1 – O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti- CAISM/ UNICAMP  está em fase de implantação de oferta de vagas para atendimento ambulatorial de "casos novos" através do sistema de agendamento da CROSS  (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

2 – O agendamento de casos novos nestes ambulatórios (ver tabelas no final) utilizando o sistema da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) passou a vigorar para consultas agendadas a partir de 01/04/2013.

3 – Mensalmente o CAISM disponibiliza as vagas no sistema de agendamento da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) que encaminha a DRS 7 e esta realiza a distribuição destas vagas aos diferentes municípios da região.

4 – Os agendamentos no sistema da CROSS  (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) passaram a ser feitos pela atenção básica dos municípios a partir do atendimento destas clientes na situação em que fora identificado a necessidade de um atendimento especializado não disponível no município de origem.

5 – Para melhor utilização destas vagas e realização de agendamento no ambulatório correto é importante observar todas as orientações contidas no manual de agendamento do CAISM distribuídos aos municípios e que está atualizado no site do CAISM www.caism.unicamp.br  ou direto no endereço:  http://www.caism.unicamp.br/index.php/using-joomla/extensions/components/content-component/article-categories/80-demo/slides/331-caism-disponibiliza-manual-de-agendamento-por-telefone-aos-profisisonais-de-saude-versao-2012

6 – A partir desta pactuação com a Secretaria da Saúde/CROSS, o CAISM ficou somente com 10% a 20% das vagas de casos novos para atender casos novos gerados como “interconsultas” nos diversos ambulatórios da Área da Saúde da UNICAMP.

Com o objetivo de utilizar da forma mais racional possível estas vagas de interconsultas o CAISM orienta a área da saúde da UNICAMP a utilizar seguintes critérios:

- Solicitar interconsultas somente para atendimentos de casos que necessitam de atendimento especializado de maior complexidade.

- Priorizar a solicitação de interconsulta para as situações onde o atendimento em ginecologia ou oncologia no CAISM é considerado fundamental para auxiliar no diagnóstico da doença em investigação ou tratamento da doença de base.    

- Não encaminhar para o CAISM para agendamento como “caso novo/interconsulta” casos de ginecologia ou exames de prevenção de câncer ginecológico que possam ser absorvidos pela atenção básica ou serviços especializados dos municípios de origem.

Portanto de acordo com os critérios acima, pacientes em atendimento na UNICAMP em ambulatórios de outras especialidades poderão ser direcionados para atendimento ginecológico na atenção básica.

7 – Para o ambulatório de infertilidade (antigo ambulatório de esterilidade) a mulher deverá vir para a primeira consulta acompanhada do seu marido ou companheiro. Deverá trazer todos os exames orientados no manual e outros exames de interesse se houver. 

8 – Para os demais ambulatórios seguir também a recomendação de trazer exames orientados nos respectivos ambulatórios conforme orientado no manual de agendamento.

9 – Nesta fase de implantação da a  CROSS  (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) houve pequenas modificações de alguns nomes de ambulatórios em relação ao manual de agendamento, por exemplo: 

Ambulatório de Infecções Genitais I: novo nome - Ginecologia - Infecções Genitais

Ambulatório de Infecções Genitais II: novo nome – Ginecologia - DST/AIDS

Esterilidade: novo nome – Infertilidade

Estamos atualizando o manual de agendamento CAISM no site do CAISM (http://www.caism.unicamp.br/) para facilitar o agendamento correto dos casos.

Para agendamento no sistema da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) de acordo com o quadro clínico  da cliente,  identificar primeiro qual o ambulatório a cliente preenche os critérios (ver manual de agendamento CAISM) e  em seguida verificar se o CID informado pelo médico solicitante está contido na lista de  CIDs autorizados  para o respectivo ambulatório.

Verificar  também no manual de agendamento alguns pré-requisitos como exames a ser realizados antes do encaminhamento e que a cliente deverá trazer no dia da consulta.

Lista de Ambulatórios CAISM com agendamento de Caso Novo no Sistema da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde):

NOME ANTIGO 

no Manual de Agendamento

NOME ATUAL

Agendamento Caso Novo -  CROSS

Oncologia   Pélvica Endométrio

Ginecologia   – Oncologia – Endométrio

Oncologia   Pélvica Ovário

Ginecologia   – Oncologia – Ovário

Patologia   do Trato Genital Inferior Colo

Ginecologia   – Oncologia – Trato Genital Inferior Colo

Ptgi   Vulva/Colo

Ginecologia   – Oncologia – Trato Genital Inferior Vulva

Triagem   Mama

Mastologia   – Triagem

Ambulatório   de Endometriose

Ginecologia   – Endometriose

Esterilidade

Ginecologia   – Infertilidade

Ambulatório   Endocrinologia Ginecológica

Ginecologia   – Endocrinologia

Ginecologia   adolescente

Ginecologia   – Adolescentes

Ambulatório   de Cirurgia Ginecológica

Ginecologia   Cirúrgica

Infecções   genitais I

Ginecologia   – Infecções Genitais

Infeções   Genitais II - DST/AIDS

Ginecologia   – DST / AIDS

Sexologia

Ginecologia   – Sexologia

Ambulatório   de Histeroscopia

Ginecologia   – Triagem Histeroscopia

Triagem   de Menopausa

Ginecologia   – Triagem de Menopausa

http://www.cross.saude.sp.gov.br/

Diretoria Executiva/CAISM

--

Seção de Comunicação Administrativa

Diretoria da Divisão Administrativa

Hospital da Mulher Prof Dr José Aristodemo Pinotti

CAISM / Unicamp

F. (19) 3521.9414

CAISM nas Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/caismunicamp

Twitter: www.twitter.com/caism_unicamp