Central de Material e Esterilização

Diretora
Enfa. Simone Pollini Gonçalves

Supervisora
Enfa. Jussara Maffia Garnica

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
            
Garantir material esterilizado para prestação da assistência à todos os clientes do CAISM, colaborando na segurança dos procedimentos executados e na prevenção de infecção hospitalar é o nosso objetivo.

O processo de trabalho da CME envolve a: limpeza, preparo, esterilização, armazenamento e distribuição dos artigos. Todas as etapas do processo devem ser executadas sem falhas e os equipamentos estão validados.

Fazemos a lavagem dos materiais em máquina lavadora ultrassônica com detergente enzimático, o enxágüe e secagem do material é manual, o que permite conferência da limpeza.

No preparo para esterilização, os materiais são verificados novamente e usamos apenas embalagens descartáveis: Papel Grau Cirúrgico, SMS e Papel Crepado. Usamos indicadores químicos classe 1 e classe 6.

Fazemos esterilização à vapor em autoclaves qualificadas e ciclos validados. Diariamente realizamos testes Bowie & Dick e duas vezes por semana realizamos testes com indicadores biológicos em todas as posições. Mensalmente são realizadas manutenções preventivas nos equipamentos.

A área de armazenamento requer temperatura controlada através de ar condicionado e ambiente extremamente limpo. Diariamente é realizado o controle da integridade dos pacotes e data de validade.

Processos de Trabalho

Descrição dos processos de trabalho da Central de Materiais Esterilizados do CAISM, realizados no período entre 2002 e 2006.