Pesquisa recruta voluntárias da Unicamp para estudo clínico e laboratorial antes e após menopausa

Pesquisa conduzida pelas professoras Regina Maria Innocencio Ruscalleda, Sarah Monte Alegre e pela nutricionista Louise Franciscato Trivelato está recrutando mulheres com idade entre 35 e 60, não obesas, pacientes do Hospital de Clínicas ou funcionárias da Unicamp, para avaliação clínica de diabetes, osteoporose, colesterol e vitamina D antes e após a menopausa.

De acordo com a médica Regina Ruscalleda, além dos exames clínicos de rotina, as voluntárias farão exames de densitometria óssea, dosagem de vitamina D e terão orientação nutricional. “Trabalhar em ambiente fechado reduz a síntese de vitamina D e isso contribui para a perda de cálcio. Saber disso com certa antecedência pode ajudar na prevenção de diversas doenças durante a menopausa”, disse Regina.

As interessadas em participar da pesquisa não podem ser portadoras de doenças como endometriose, diabetes, lúpus, tireoide, artrite, asma, hepatite, cirrose, HIV ou câncer, ser operadas do estômago, útero, ovários e não podem fazer uso de anticoncepcionais.

As voluntárias devem ter uma manhã disponível, entre 8h e 11h30, para as explicações dos demais itens. Funcionárias da Unicamp podem participar em dias de folga ou nas férias, em data a combinar. As interessadas devem entrar em contato com Regina Ruscalleda pelo telefone (19) 3521-9222 ou com Louise Trivelato pelo telefone (11) 98269-9845 ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Enviado por Edimilson Montalti em sex, 15/09/2017 - 14:50

Copyright © 2017 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.