Biblioteca - Apresentação

Maria do Rosário Ginefra
Ramais: 18511 e 19382

Missão

A Biblioteca Caism tem como missão disponibilizar informação, em qualquer suporte, aos usuários do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM, com foco em suas necessidades informacionais.

Objetivos

Prestar atendimento de pesquisa de documentos em bases de dados especializadas; possibilitar a localização e obtenção de documentos; orientar o usuário nas buscas, na elaboração e apresentação de trabalhos técnicos científicos e disseminar seletivamente as informações de interesse potencial dos usuários; bem como formar e disponibilizar uma coleção específica para atender a demanda de recursos informacionais da equipe multidisciplinar de docentes, pesquisadores e profissionais do Hospital.

O acervo da Biblioteca do CAISM é composto por:

• Livros
• Periódicos
• Dissertações e Teses
• Vídeos
• CDs - multimídia

A temática do acervo abrange as seguintes especialidades:

• Ginecologia
• Obstetrícia
• Oncologia
• Neonatologia
• Nutrição
• Fisioterapia
• Psicologia
• Serviço Social
• Enfermagem
• Saúde Pública

Histórico

O acervo da Biblioteca do DTG – CAISM teve início, nos últimos anos da década de 60, na sala dos docentes do Departamento de Tocoginecologia, na Santa Casa de Misericórdia de Campinas, sendo os primeiros livros doados ou emprestados por docentes.

Posteriormente o pequeno acervo foi transferido para uma sala, em um mezanino precariamente construído sobre a 4.ª enfermaria, formando a Biblioteca do Departamento de Tocoginecologia, época em que foi instituída a contribuição voluntária dos docentes em espécie, para a aquisição de novos livros , dando origem ao corpo de associados da Biblioteca do DTG. Em meados da década de 70, por iniciativa do então diretor do DTG, Prof. Pinotti, foi a pequena biblioteca denominada Prof. Wladimiro Ingiulla, como homenagem a um ilustre oncologista italiano, que mantinha com professores nossos relações científicas e de amizade.

Em março de 1986, durante o processo de criação do CAISM, a Biblioteca do Departamento de Tocoginecologia, é transferida para a Cidade Universitária, passando a ser parte integrante do Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher – CAISM do Departamento de Tocoginecologia da FCM.

No início dos anos 90, amplia seu quadro de associados e colaboradores, incluindo docentes colaboradores e outros profissionais do CAISM, que se tornaram associados e clientes de suas ainda modestas instalações. Por esta época, os docentes são estimulados a doar teses de pós-graduação aqui originadas e de outras instituições, iniciando-se uma importante coleção de trabalhos originais que aumenta a cada dia, favorecendo estudantes de pós em suas pesquisas e trabalhos científicos.

Também nesta época começam a ser acrescidos ao seu patrimônio filmes, gravações, de várias mídias eletrônicas, constituindo uma interessante coleção de material áudio visual, que permanece acessível a qualquer momento para estudantes e docentes da instituição e de outras faculdades e universidades.

Durante essas três últimas décadas muitos docentes, discentes e funcionários garantiram a manutenção e continuidade da Biblioteca, através de doações, contribuições e trabalho voluntário.

A partir de 2003, com o reconhecimento de sua importância para a comunidade local, a Biblioteca do CAISM, passa a contar pela primeira vez, com um profissional bibliotecário, responsável por seu gerenciamento e organização.

Copyright © 2017 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.