Nutrição

Divisão de Apoio à Assistência e à Pesquisa
Prof. Dr. Luiz Francisco Cintra Baccaro

Diretora do Serviço de Nutrição
Maria Ester Januário

Supervisora
Flávia Costa Pellizzon

Supervisora
Daiane Sofia de Morais Paulino

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Serviço de Nutrição e Dietética do CAISM conta com três profissionais nutricionistas especializadas na área da saúde da mulher para atendimento ambulatorial e durante a internação. Desde o início, realiza junto às mulheres (adolescentes e adultas) abordagens diferenciadas de nutrição nas diversas doenças como: câncer ginecológico e mamário, patologias na gestação (obesidade, diabetes, hipertensão e nefropatias), obesidade, hipertensão, dislipidemias, entre outras.

Responsável pelo fornecimento de 700 refeições diárias (4 vezes ao dia), o SND também desenvolve um importante trabalho de educação nutricional para a promoção da saúde e qualidade de vida, através de atendimento individual e em grupo. Atua em duas frentes principais além das atividades administrativas e de produção e da implementação de programas educativos:

Assistência aos pacientes internados:

A assistência nutricional é realizada através de visitas diárias, certificando-se da aceitação alimentar e efetuando adequações quando necessário. A avaliação nutricional é realizada em casos específicos através de protocolo pré- estabelecido. Na alta hospitalar é realizada a orientação nutricional para clientes e familiares.

Assistência aos pacientes ambulatoriais:

Ambulatório de Pré - Natal Especializado- Diabetes:

Quando diagnosticada a doença, o cliente é encaminhado à Nutrição onde recebe orientação e educação nutricional. O acompanhamento nutricional é realizado nas internações, nos grupos educativos e através de atendimento individualizado.

Ambulatório de Menopausa:

É realizado atendimento nutricional individualizado direcionado para as patologias comuns do climatério como: hiperlipidemias, osteoporose e hipertensão arterial.

Atendimento à clientes obesas:

São encaminhadas de diversos ambulatórios deste Centro. O atendimento é realizado individualmente seguindo protocolo que inclui: avaliação nutricional, anamnese alimentar, conduta dietoterápica, acompanhamento mensal e alta nutricional. O objetivo desse trabalho é a mudança do estilo de vida através da reeducação alimentar e o estímulo à prática de atividade física.

Ambulatório de Oncologia:

O atendimento é realizado através do encaminhamento de clientes com distúrbios nutricionais decorrentes do tratamento (quimioterapia e radioterapia) bem como da evolução da própria doença. A orientação nutricional tem como objetivo amenizar os sintomas do tratamento e melhorar o estado nutricional.

Programas Educativos:

Pré-Natal Especializado - Diabetes:

Atendimento em grupo com participação multiprofissional (nutrição, enfermagem e psicologia), realizado semanalmente, abordando temas referentes a gravidez, lactação e a própria patologia.

Grupo de Obesidade

Atendimento em grupo coordenado por nutricionistas e psicóloga, com participação de outros profissionais (fisioterapeuta e médico). O grupo é realizado semanalmente, com duração de 6 meses, com objetivo principal de perda de peso.

Copyright © 2017 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.