Farmácia

Divisão de Apoio à Assistência e à Pesquisa
Prof. Dr. Luiz Francisco Cintra Baccaro

Diretora do Serviço de Farmácia e Responsável Técnica
Farmacêutica Aline Antonioli de Barros

Supervisora da Seção de Manipulação
Farmacêutica Larissa Saito da Costa

Supervisora da Seção de Dispensação
Farmacêutica Aline Aparecida da Cruz

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Calendário de Dispensação de Medicamentos
Confira aqui, as datas que não abrirá à Farmácia Ambulatorial de Hormonioterapia/Quimioterapia.

 

Missão

Prestar assistência farmacêutica de forma que as solicitações sejam atendidas em tempo e com a qualidade esperada pelos usuários.


Horários de Funcionamento e Telefones para contato:

Diretoria e Secretaria:
Das 7h às 16h
Fone:(19) 3521-9406 (Secretaria)
Fone:(19) 3521-9460 (Diretoria)
Localização: 1º andar

Seção de Dispensação:

Farmácia de Dispensação
Todos os dias - 24h
Fone:(19) 3521-9321
Localização: 1º andar

Farmácia Satélite do Bloco Operatório
Dias úteis: 7h às 22h
Finais de Semana e feriados: 07h às 19h
Fone:(19) 3521-7823
Localização: 2º andar

Seção de Manipulação:

Laboratório de Manipulação
Das 7h às 13h (em dias úteis)
Fone: (19) 3521-9319
Localização: 1º andar

Central de Manipulação de Quimioterapia
Das 7h às 19h (em dias úteis)
Fone: (19) 3521-9488
Localização: Térreo

Hormonioterapia e Antineoplásicos de uso oral
Das 8h30min às 14h30min (em dias úteis)
Fone: (19) 3521-9184
Localização: Térreo – sala 7

Entre as atividades do Serviço de Farmácia estão a participação no planejamento, compras e armazenamento de medicamentos; manipulação e fracionamento de medicamentos de uso parenteral, oral e via sonda; dispensação de medicamentos, incluindo os quimioterápicos e hormonioterápicos; participação nas discussões e encaminhamentos da Comissão de Farmácia e Terapêutica (C.F.T.) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (C.C.I.H.); auxílio na manutenção e atualização do sistema de prescrição eletrônica.

Equipe Farmacêutica

Aline Antonioli de Barros
Aline Aparecida da Cruz
Larissa Saito da Costa
Nice Maria Oliveira da Silva
Renata Barbosa dos Santos
Roberta Paro de Carvalho

Diretoria

Responde pelas atividades desenvolvidas no Serviço de Farmácia.

Elabora e encaminha pareceres técnicos sobre medicamentos a serem adquiridos e utilizados no CAISM, além de receber, elaborar e encaminhar os demais documentos e processos pertinentes às atividades do Serviço de Farmácia.

Atende clientes internos (equipe de profissionais do CAISM) e externos (fornecedores, seus representantes, outros profissionais).

Representa o Serviço de Farmácia nas reuniões e decisões da Comissão de Farmácia e Terapêutica do CAISM, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Resíduos, Farmacovigilância e Licitações.

Seção de Dispensação

Situada no 1º andar do hospital, próxima às unidades de internação, funciona ininterruptamente com revezamento de turnos e tem como prioridade o atendimento das prescrições médicas para pacientes internados, com pronta disponibilização de medicamentos e de orientações técnicas necessárias à equipe multiprofissional do CAISM.

A distribuição de medicamentos aos clientes internados é feita pelo sistema de dose individualizada, ou seja, a equipe de enfermagem recebe para cada cliente a quantidade de medicamentos que irá utilizar no período de 24 horas. A equipe farmacêutica vem ampliando a avaliação de prescrições médicas, analisando potenciais interações medicamentosas e participando diariamente da reunião multidisciplinar na UTI Adulto, buscando contribuir para o uso racional do medicamento e segurança dos pacientes.

Seção de Manipulação (Lab. de Manipulação, Quimioterapia e Hormonioterapia)

Realiza atividades como a manipulação de medicamentos; diluição e/ou fracionamento de soluções de uso hospitalar (anti-sépticos, desinfetantes, esterilizantes); unitarização dos comprimidos e soluções para uso oral e via sonda.
Esta Seção também é responsável pela revisão de protocolos, manipulação de medicamentos antineoplásicos (quimioterápicos), dispensação e orientação de uso de medicamentos hormonioterápicos e antineoplásicos de uso oral aos clientes em tratamento no CAISM. A manipulação desses medicamentos é realizada por profissionais farmacêuticos, mediante prescrição médica, em cabine de segurança biológica classe II B2 e de acordo com as orientações da literatura especializada.

Estágios

Estágio para as vagas de Graduação em Farmácia e Técnico em Farmácia. O estágio não é remunerado, com carga de 4 a 6 horas diárias. O estagiário precisa ter vínculo com a instituição de ensino enquanto perdurar o seu estágio.

Copyright © 2017 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.