Anestesiologia

Divisão de Apoio à Assistência e à Pesquisa
Prof. Dr. Luiz Francisco Cintra Baccaro

Responsável pela Área de Anestesiologia
Prof. Dr. Franklin Sarmento da Silva Braga

- Procedimentos de urgência e obstétricos: todos os dias 24 horas.

- Procedimentos eletivos: de 2ª a 6ª feira das 07:00 às 19:00 horas.

- Ambulatório de Dor: Toda 5ª feira das 7:00 às 13:00 horas.

- Assistência à dor oncológica e dor aguda em pacientes internados: Diariamente das 7:00 às 13:00 horas.

A Área de Anestesiologia do CAISM atende em caráter integral (24 horas) os encaminhamentos de pacientes que necessitem de assistência anestésica agendados ou de emergência. Atualmente, a equipe de anestesistas realiza em média 700 procedimentos por mês distribuídos pelas atividades realizadas no centro obstétrico, nas áreas de ginecologia e oncologia, no ambulatório de Dor, na enfermaria de Dor e nos procedimentos de braquiterapia que é uma forma de tratamento em que os materiais radioativos são colocados junto ao tumor através de implante intracavitários ou intersticiais.

Funcionando desde 1986, inicialmente direcionava suas ações para o ensino, contando com a participação de docentes, médicos em especialização e alunos de medicina do 6º ano, vinculados ao Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Com a ampliação do serviço e conseqüente demanda, houve a necessidade de contratação de médicos anestesiologistas, cuja função principal é prestar assistência à pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos e de emergência.

Hoje uma equipe de 18 profissionais em anestesiologia do CAISM, sendo 13 médicos contratados e 05 docentes, atuam em 10 salas cirúrgicas e obstétricas, dando cobertura para 12 leitos em salas de recuperação pós-anestésica do Centro Cirúrgico, Anexo Cirúrgico, Centro Obstétrico e Braquiterapia. Além disso, atuam nas salas do Ambulatório de Dor. Equipamentos de ponta como aparelhos de anestesia – 01 por sala cirúrgica -, monitores multiparâmetros, bombas de infusão, desfibriladores entre outros asseguram aos usuários, com apoio dos médicos, o controle da estado clínico. A Seção de Anestesiologia ainda recebe residentes (10 R1, 10 R2 e 10 R3) por ano.

O perfil dos usuários da Área de Anestesiologia do CAISM pode ser: pacientes com patologias cirúrgicas ginecológicas e oncológicas; gestantes para partos normais e cesáreos; recém-nascidos com patologia cirúrgica; pacientes com dor de origem cancerosa ou não e pacientes submetidas a analgesia pós-operatória.

A Anestesiologia é a especialidade médica voltada ao controle da dor aguda ou crônica e que mantém as condições vitais do paciente durante o ato cirúrgico, após o qual promove sua recuperação. Utiliza-se de anestésicos locais e gerais injetáveis e/ou inalatórios. Os Anestesiologistas são médicos com especialização e treinamento, responsáveis pela avaliação do paciente, escolha da técnica anestésica adequada, administração da anestesia, vigilância e manutenção dos sinais vitais (respiração, circulação e outros) e recuperação dos efeitos da anestesia. O anestesiologista possui conhecimentos fundamentais para a avaliação pré-anestésica, medicina de pacientes graves (UTI) e traumatizados, reanimação, controle da dor pós-operatória e da dor crônica.

Anestesia é o estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma operação, exame diagnóstico ou curativo. Ela pode ser geral, isto é, para o corpo todo; ou parcial, também chamada regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, você dorme. Com anestesia regional você pode ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência, embora parte de seu corpo fique anestesiada.

Saiba mais sobre anestesiologia no site:
www.sba.com.br

Copyright © 2017 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.