Laboratório de Citopatologia

Área de Oncologia

Diretor da Área

Prof. Dr. Luiz Carlos Zeferino

Diretora do Laboratório de Citopatologia

Dra Maria Cristina do Amaral Westin

Supervisor da Seção de Processos Administrativos

Andre Aparecido da Silva

Supervisora da Seção de Processos Técnicos

Angela Maria Pipa Guarino

Supervisora da Seção de Diagnóstico

Fabiana Vianna de Oliveira Casellato

 

O Laboratório de Citopatologia tem sua história muito antes da inauguração do CAISM. As primeiras atividades coincidem com o início do Programa de Controle do Câncer do Colo Uterino em Campinas e Região no final dos anos 60, quando o professor José Aristodeno Pinotti propôs a descentralização da coleta de material para o exame de Papanicolaou, propondo a realização desse procedimento para profissionais não-médicos, que foram treinados pela universidade. Funcionou em uma sala da Maternidade de Campinas e, em seu primeiro ano de atividade, 1968, realizou 451 exames colpocitológicos.

O médico responsável pelo serviço era o Prof. Dr. Darcy Geraldo de Vitta, patologista e citopatologista, que também ocupava a posição de Diretor do Hospital do Câncer A. C. Camargo, de São Paulo, permanecendo na função até 1986.

O laboratório contava então com três funcionários: um administrativo, um técnico e um citotécnico e esteve instalado em outros locais, um deles o Hospital Mário Gatti, onde permaneceu por oito anos até a inauguração CAISM.

Hoje o laboratório realiza cerca de 275 mil exames para mais de 60 municípios e quase 500 unidades básicas de saúde. Este volume representa aproximadamente 85% do total de exames realizados na DRS 7 de Campinas.

Desde 1998, o serviço é informatizado, sendo todos os itens constantes da requisição, bem como o respectivo resultado, armazenados em um banco de dados centralizado no Serviço de Processamento de Dados, após leitura óptica.

Atuam no laboratório 47 funcionários, sendo cinco médicos, oito citologistas, 18 citotécnicos, nove administrativos, quatro técnicos e três patrulheiros.

Saiba mais sobre Citopatologia no site: www.citopatologia.org.br

Copyright © 2017 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.