UTI Adulto

Divisão de Apoio à Assistência e à Pesquisa

Prof. Dr. Luiz Francisco Cintra Baccaro

Supervisor Médico

Dr. Brenno Belazi Nery de Souza Campos

Diretora da Divisão de Enfermagem

Enfª Paula Maria Cintra Batista

Supervisora de Enfermagem

Enfª Célia Regina Ferreira

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para garantir o melhor atendimento aos pacientes com complicações graves em tocoginecologia, o CAISM inaugurou em 2002, sua Unidade de Terapia Intensiva de adultos com seis leitos. Classificada na categoria III (alta complexidade), a UTI concentra recursos humanos e tecnológicos para o atendimento de pacientes em estado grave e ocupa uma área de 180m² no segundo andar do CAISM, onde estão instalados os seus cinco quartos e um apartamento, além da área de apoio.

A equipe de atendimento é composta por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas, além dos técnicos de enfermagem e demais membros da equipe multiprofissional. Deve-se ressaltar que aos cuidados terapêuticos e à assistência contínua, soma-se a preocupação com a humanização desse espaço reservado à alta tecnologia e ao esforço concentrado em prol da vida. O tempo médio de internação é de três dias e meio.

Na UTI os pacientes são assistidos na fase crítica de sua doença, ou em decorrência de procedimentos, como cirurgias de maior complexidade. Durante a fase de internação na UTI, o paciente conta com um completo e moderno arsenal de equipamentos para monitorização constante das funções vitais, drenagens, nutrição, oxigenação, administração de medicamentos e coleta de material para exames.

Ao superar essa fase, o paciente dará continuidade ao tratamento em outras unidades do hospital antes de regressar para casa. Além do aspecto assistencial, os membros da equipe estão engajados em diversos projetos científicos e de ensino. São áreas de interesse científico materno da unidade, a morbidade materna grave (near miss), as alterações hemodinâmicas e cerebrais da pré-eclâmpsia, os escores de gravidade e de complexidade da assistência, além das complicações pós-operatórias de cirurgias de grande porte.
A unidade serve também como campo de estágio e treinamento para médicos residentes de tocoginecologia e medicina intensiva, aprimorandos de fisioterapia, além de acadêmicos de enfermagem e medicina.
UTI - Saiba mais sobre Terapia Intensiva no site: www.amib.com.br

Copyright © 2017 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.