Neonatologia

Diretor da Área
Prof. Dr. Sérgio Tadeu Martins Marba

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A Área Neonatologia do CAISM atende cerca de 3000 recém-nascidos por ano com uma taxa de baixo peso de 20% e muito baixo peso de 5%. A nossa missão é oferecer um bom atendimento neonatal – componente assistencial – e praticar ensino e pesquisa de qualidade. O quadro pessoal é composto por cinco professores da Faculdade de Ciências Médicas, 15 médicos assistentes, quatro residentes de primeiro, quatro do segundo e cinco do terceiro ano, 1 cardiologista 1 oftalmologista, 1 cirurgião pediátrico, 33 enfermeiros, 67 técnicos de enfermagem, 02 fonoaudiólogas, três fisioterapeutas, uma psicóloga e uma assistente social.

Possui uma unidade de internação com 30 leitos divididos em terapia intensiva e cuidados intermediários, que presta atendimento terciário a recém-nascidos graves dentro de um sistema regionalizado na região de Campinas. Grande parte das crianças do médio risco são transferidas para seus locais de origem, através da referência e contra-referência com a participação da Central Reguladora de Vagas da DRS7 e Serviço Social.

Essa área atua na lógica da humanização com área física adequada, programa de redução de ruídos, luminosidade, cuidados contingentes ao recém-nascido, visita liberada 24 horas/dia, grupo de irmãos/familiares, casa de repouso para puérperas, cuidados paliativos e acolhimento ao óbito/pais enlutados. Além dos equipamentos básicos, a área possui programas específicos como o alojamento conjunto tardio e/ou método canguru parcial, o banco de leite humano, a triagem oftalmológica, a triagem auditiva com BERA automático, a fisioterapia pulmonar e motora, a ultra-sonografia na beira do leito, o raio X próprio, o phmetria e a medicina fetal.

Para o baixo risco, existem 24 leitos de alojamento conjunto sendo o Hospital credenciado como Hospital Amigo da Criança. Neste local as mães recebem todo treinamento para o cuidado com seu filho, estímulo e apoio ao aleitamento materno. No momento da alta é realizada a triagem auditiva universal através da emissão oto-acústica pela fonoaudiologia.
Na área ambulatorial são acompanhados os recém-nascidos egressos da unidade de internação em ambulatórios específicos para seguimento de recém-nascidos com peso de nascimento inferior a 1.500 gramas, icterícia, neurologia, neurocirugia, cirurgia geral, genética, fisioterapia e fonoaudiologia. Já a sala de parto conta com duas mesas de recepção e todos os profissionais são treinados em reanimação neonatal nos moldes da AAP/AHA/SBP.

Na área de pesquisa estamos inseridos no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente para Mestrado e Doutorado com várias de linhas de trabalho como ultra-sonografia e fluxo sangüíneo cerebral, neurologia neonatal, asfixia, hiperbilirrubinemia, refluxo gastro-esofágico, avaliação auditiva, crescimento e desenvolvimento e nutrição.

Saiba mais sobre Neonatologia no site: www.sbp.com.br

Copyright © 2017 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.