Ginecologia

Diretora da Área
Profª. Dra. Lúcia Helena S. Costa Paiva

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Atendimento à mulher vítima de violência sexual: 5ª feiras a tarde
  • Cirurgia ginecológica: 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feiras a tarde
  • Endocrinologia ginecológica: 2ª e 6ª feiras pela manhã, 4ª feiras a tarde
  • Endometriose: 6ª feiras pela manhã
  • Infertilidade: 3ª, 5ª e 6ª feiras a tarde
  • Ginecologia de adolescentes: 2ª feiras a tarde
  • Infecções Genitais: 3ª e 6ª feiras a tarde
  • Menopausa: 3ª e 4ª feiras pela manhã
  • Planejamento Familiar: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feiras pela manhã
  • Uroginecologia: 4ª feiras a tarde

A área de Ginecologia do CAISM atende mulheres com problemas ou condições ginecológicas que exigem atendimento especializado, inclusive a medicina reprodutiva. A alta complexidade de atenção médica aliada a qualificação do seu quadro profissional (médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos) consolida a excepcional qualidade desenvolvida na instituição que multiplica, ano a ano, os padrões de resolutividade do hospital por excelência da assistência e pesquisa.

Entre os destaques da área está a unidade Prof. Eduardo Lane, com as novas instalações do Laboratório de Reprodução Humana e com o anexo do Centro Cirúrgico para ampliação das cirurgias de pequeno porte. As reformas foram essenciais para garantir o fluxo de pacientes dessas áreas.

Nos ambulatórios, que contam com mais de 10 sub-especialidades, e são referência para todos os casos complexos da cidade de Campinas e região, são oferecidos os seguintes serviços, agendados através das Unidades Básicas de Saúde.

Atendimento de Emergência às mulheres vítimas de violência sexual é oferecido a mulheres adultas e adolescentes maiores de 12 anos nas primeiras horas após a violência sexual até o 5º dia após a agressão. É realizada profilaxia das doenças de transmissão sexual (DST) e prevenção da gravidez. Funciona 24hs. Após o 5º dia até 6 meses é também é oferecido o atendimento tardio. Após 6 meses decorridos da violência sexual as mulheres são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Ambulatório de Atendimento Especial: Criado em 2003, atende durante o período de seis meses mulheres adultas e adolescentes maiores de 12 anos, que sofreram violência sexual. O atendimento feito por equipe multidisciplinar seguindo normatização do Ministério da Saúde do Brasil. É realizada avaliação de enfermagem, acompanhamento médico e sorológico para detecção precoce das DST e diminuição de seus agravos. Também é feito acompanhamento de saúde mental para apoio e tratamento de sinais e sintomas relativos ao trauma sofrido. Ainda, é realizada orientação de assistência social para garantia dos direitos da mulher.

No Ambulatório de Infecções Genitais Femininas são atendidas mulheres portadoras de infecções do trato genital e seus diagnósticos diferenciais. Com funcionamento às 3as. e 6as. feiras, no período da tarde, atende pacientes com vulvovaginites recorrentes, lesões ulceradas e não ulceradas da vulva, condilomatose e vulvodínea. Realiza os exames: Bacterioscopia, Colposcopia, Anuscopia e Vulvoscopia. Além das pacientes em idade reprodutiva, é referência também para atendimento de crianças que apresentam os mesmos tipos de lesões genitais femininas.

No Ambulatório de Ginecologia Endócrina médicos ginecologistas e endocrinologistas atendem mulheres com distúrbios hormonais que afetam os órgãos reprodutivos. As mulheres podem ser encaminhadas para diagnóstico e tratamento quando apresentarem distúrbios do desenvolvimento sexual e da puberdade, irregularidades do ciclo menstrual, alterações da pilificação (hirsutismo), síndrome dos ovários policísticos, hiperprolactinemia, falência ovariana prematura (menopausa precoce), disfunções da tireóide com repercussão sobre o ciclo reprodutivo, e outras alterações da endocrinologia ginecológica.

No Ambulatório de Endometriose cerca de 20 mulheres portadoras de endometriose são encaminhadas todos os meses para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico. São atendidas mulheres com diagnóstico de endometriose realizado após cirurgia, sendo necessário o relatório cirúrgico ou resultado do anatomopatológico. Atualmente contamos também com equipe especializada para tratamento também da endometriose profunda.

No Ambulatório de Cirurgia Ginecológica são prestados atendimentos a pacientes com indicação de terapêutica cirúrgica como, por exemplo – prolapsos genitais, miomas uterinos, incontinência urinária e cistos ovarianos. A equipe também avalia e indica procedimentos, inclusive pós-operatório. Passam pelo ambulatório cerca de 200 pessoas/mês. Nessa área completam os atendimentos os procedimentos endoscópicos como as laparoscopias e principalmente as histeroscopias diagnosticas e cirúrgicas.

No Ambulatório de Infertilidade a ciência da vida ganha força ano a ano. São em média 1.700 consultas anuais com orientação e tratamento de casais estéreis, incluindo procedimentos especializados ambulatoriais, como inseminações ou biópsias de endométrio. Atende casais inférteis desde 1975. Nas mulheres a maior demanda é para o tratamento de estímulo da ovulação, com aumento progressivo de procura por procedimentos com maior grau de tecnologia, como a Inseminação Artificial Intrauterina e a Fertilização “in vitro”. (No momento não está realizando procedimento de fertilização "in vitro").

O Ambulatório de Uroginecologia funciona desde 1995 em conjunto com o Departamento de Urologia da FCM/UNICAMP, às quartas-feiras pela manhã no Hospital de Clínicas e às quartas-feiras à tarde no Ambulatório de Cirurgia Ginecológica do CAISM. O atendimento é direcionado a mulheres com sintomas do trato urinário inferior com incontinência urinária, síndrome da bexiga hiperativa, fístulas urogenitais, cistite intersticial e infecção urinária recorrente, entre outros. Cirurgias para o tratamento de sintomas urinários e prolapsos genitais são realizadas no Centro Cirúrgico do CAISM duas vezes por semana e pacientes são avaliadas através de estudo urodinâmico semanalmente no setor.

No Ambulatório de Ginecologia de Adolescentes especialistas atendem meninas e adolescentes, menores de 18 anos, atuando na investigação, diagnóstico e tratamento de problemas ginecológicos e do desenvolvimento puberal. São fornecidas também orientações quanto a métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e orientações gerais para adolescentes. A equipe multidisciplinar conta com apoio do Serviço Social e Psicologia para suporte multiprofissional.

No Ambulatório de Menopausa especialistas acompanham mulheres no climatério, atuando na investigação, diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à menopausa e osteoporose, através de diversos exames clínicos e laboratoriais, bem como o desenvolvimento de pesquisas na área do climatério.

Saiba mais sobre Ginecologia e Obstetrícia no site: www.sogesp.com.br

Copyright © 2017 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.