Credenciamento do CAISM como Hospital Amigo da Criança

O CAISM da Unicamp foi o quarto hospital universitário no Estado de São Paulo a receber o título Hospital Amigo da Criança.

Que preconiza principalmente a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno, além de uma série de ações voltadas aos bebês desde o pré-natal, a assistência ao parto até o acompanhamento da criança em seu primeiro ano de vida.

A cerimônia de credenciamento do CAISM aconteceu em 27 de novembro de 2003 e foi presidida pela Coordenadora Nacional do Programa IHAC do Ministério da Saúde, Dra Sônia Salviano e pela diretora-executiva do hospital, Profª Dra Mary Angela Parpinelli.

Os esforços para a conquista do título começaram em 2001 e envolveram mais de 1.000 profissionais do hospital entre docentes, enfermeiras, residentes, alunos e técnicos. A avaliação final do MS ocorreu em setembro de 2003, quando o hospital recebeu a visita de duas especialistas em aleitamento materno. O CAISM foi o 25º hospital no Estado de São Paulo a receber o título.

A “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC), com ações em todo mundo, é viabilizada pelo Unicef, Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Entre as primeiras ações dentro da IHAC está a amamentação do bebê após cortar o cordão umbilical, estimulando a troca de calor entre mãe e filho.

O credenciamento como Hospital Amigo da Criança se dá quando a unidade de saúde mobiliza seus profissionais e muda a concepção de tratamento à mãe e ao bebê. A partir daí, a rotina de trabalho gira em torno da promoção do aleitamento materno e da conseqüente redução da mortalidade infantil. Em hospital credenciado como Hospital Amigo da Criança também é estimulada a coleta de leite humano para doações.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram instituídos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. Estudos mundiais comprovam que o estabelecimento de um vínculo forte após o parto reflete muito na saúde futura do bebê.

PORTARIA INTERNA Nº 055/2015 - DEC

Altera o Artigo 1º da Portaria Interna DEC 027/2014 – Composição da Comissão de Incentivo e Acompanhamento Iniciativa do Hospital Amigo da Criança - IHAC

O Prof. Dr. Luis Otávio Zanatta Sarian, Superintendente do Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti – CAISM/UNICAMP, usando de suas atribuições legais resolve:

Artigo 1°

Alterar a Portaria 027/2014 no que se refere a Composição da Comissão de Incentivo e Acompanhamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC, conforme abaixo:

Profa. Dra. Mônica Aparecida Pessoto – Presidente - Divisão de Neonatologia

Prof. Dr. Sérgio Tadeu Martins Marba - Divisão de Neonatologia

Prof. Dr. Franklin Sarmento da Silva Braga – DAAP / Seção de Anestesiologia

Dra. Giuliane Jesus Lajos - Divisão de Obstetrícia

Enfạ. Ana Paula Costa Nascimento Fernandes - Divisão de Enfermagem

Enfạ. Gisela Mayumi Takeiti - Divisão de Apoio à Assistência e à Pesquisa

Enfạ. Cristiane Ferreira Mendes Sanches - DIVEN / Serviço de Enfermagem em Neonatologia

Enfạ. Michelle Rodrigues da Silva - DIVEN / Serviço de Enfermagem Bloco Operatório

Enfa. Simone Stranghetti Jorge - DIVEN / Serviço de Enfermagem em Unidade de Internação

Enfa. Alminda Del Corsi Furtado de Campos - DIVEN / Serviço de Enfermagem Pacientes Externos

Flavia Zanini Ribeiro dos Santos - DAC / SADP / Recursos Humanos

Patricia Bargiachi Sanches - DAAP / Serviço Social

Laíse Potério dos Santos - DAAP / Seção de Psicologia

Valquíria Barbosa Gregório de Araújo - Divisão de Neonatologia

Profạ. Drạ. Elenice Valentim Carmona - Faculdade de Enfermagem

Artigo 2°

Esta portaria entra em vigor a partir da presente data, revogando as disposições em contrário.

Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – 12 de novembro de 2015

HABILITAÇÃO DO HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA - Portaria nº 109 de 08 de abril de 2004

NORMAS E ROTINAS GERAIS

BOAS PRÁTICAS DE ATENÇÃO AO PARTO E AO NASCIMENTO” CUIDADOS AMIGOS DA MÃE

DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO

Copyright © 2017 - CAISM/UNICAMP - Todos Direitos Reservados.